A Mercedes-AMG apresentou a actualização dos modelos GLC 43 4MATIC SUV e Coupé e além de lhe dar mais potência, renovou-lhe a imagem.
E é mesmo pelo desempenho do motor que vamos começar, já que este é o grande trunfo deste modelo. Trata-se de um bloco V6 de 3.0 litros que produz 390 cv de potência (mais 23 cv) e 520 Nm de binário máximo, disponível entre as 2500 rpm e as 4500 rpm.
Este aumento de potência justifica-se com os turbocompressores de maiores dimensões e com os ajustes realizados ao software de gestão. O resultado é um modelo capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,9 segundos (na variante normal e Coupé) e de chegar aos 250 km/h de velocidade máxima, um limite electrónico definido pela própria AMG.
Este motor está associado a uma caixa automática de nove velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G que promete um comportamento dinâmico e passagens rápidas, tudo o que se exige a um modelo com o carimbo da marca de Affalterbach.
A potência é depois distribuída às quatro rodas através do sistema de tracção integral AMG Performance 4MATIC, que privilegia o eixo traseiro e divide a potência na proporção 31:69.
A suspensão pneumática adaptativa também faz parte do equipamento de série e conta com o sistema AMG RIDE CONTROL +, um sistema electrónico que consegue ajustar o amortecimento de cada roda. O condutor pode escolher entre três configurações de amortecimento: "Comfort", "Sport" e "Sport+".
Quer a versão SUV quer o modelo Coupé contam com uma selecção de cinco programas de transmissão: "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport+" e "Individual", sendo que cada um destes programas permite alterar o comportamento do veículo com um simples premir de um botão.
Além da mecânica, a imagem exterior do GLC 43 AMG também foi remexida. Na dianteira, destacam-se os faróis redesenhados e mais planos e a grelha o radiador específica da AMG. De perfil, notamos a protecção acentuada das embaladeiras e as jantes de 19 polegadas (existem versões de 21’’ na lista de opcionais). Por fim, na traseira, é impossível não notar o pára-choques mais largo, o enorme difusor e as duas ponteiras de escape duplas (redondas), detalhe que ajuda a vincar o carácter desportivo desta versão.
O desenho do habitáculo dá continuidade à forma da carroçaria, com vários elementos desportivos que ajudam a criar a sensação de dinamismo. Esta versão conta com bancos desportivos que oferecem enorme apoio lateral, com revestimentos em alumínio, pespontos contrastantes em vermelho e um volante desportivo com zonas perfuradas, para um melhor "grip".
Além de um leque de sistemas de ajuda à condução, este GLC 43 AMG conta ainda com a mais recente versão do sistema de informação e entretenimento MBUX, que pode ser controlado pela voz, de forma táctil no próprio ecrã ou através do touchpad montado na consola central.
O condutor recebe informação visual através de dois elementos distintos que formam um enorme (e elegante!) painel horizontal, falamos de um painel de instrumentos digital de 12.3 polegadas e um ecrã táctil central com 10.25 polegadas. Ambos contam com três estilos de indicação específicos da AMG: "Classic", "Sport" e "Supersport".