Desta vez a Mercedes entrou… "a matar" e fez "xeque-mate" à concorrência no segmento dos SUV’s médios "premium", não com um mas com… quatro "armas explosivas"! Se já dispunha do AMG GLC 43 bem colocado, com os seus 367 cv bem capazes de enfrentar os 354 cv do Audi SQ5, os 360 cv do BMW X4 M40i ou até os 400 cv do Porsche Macan Turbo, a marca da estrela "dispara" agora quatro "mísseis" indefensáveis: as versões AMG GLC 63 e AMG GLC 63 S, tanto na carroçaria de SUV normal como na versão Coupé!
Mercedes ataca forte com quarteto de AMG GLC 63!
Só para se ter uma primeira ideia do que estamos a falar: trata-se de pegar nas motorizações que equipam os superdesportivos AMG GT e AMG GT S e colocá-las nos SUV, acrescentando-lhes a tracção integral 4Matic+ e a caixa automática de 9 velocidades Speedshift para uma soberba eficácia dinâmica. E prestações típicas de superdesportivos… mas numa "roupagem" de SUV.
Os dois AMG GLC 63 recebem o V8 4.0 biturbo na variante de 476 cv e 650 Nm que lhes permitem acelerar até aos 100 km/h em 4 s. Já as versões AMG GLC 63 S têm o mesmo motor mas a debitar 510 cv e 700 Nm que faz com que cheguem aos 100 km/h em apenas 3,8 s. Em todos os casos a velocidade está electronicamente limitada aos 250 km/h.
Mas não foi só o motor que os AMG GLC 63 pediram ao AMG GT como salta logo à vista: a grelha Panamericana, com as suas barras verticais, estreada no AMG GT R e que poderá tornar-se na assinatura dos futuros modelos da AMG, marca visualmente estas novas versões do SUV da Mercedes. Também os pára-choques têm um desenho próprio, com grandes entradas de ar a lembrar a frente do superdesportivo, num vidual musculado marcado pelo debruado negro das cavas das rodas.
Além, claro, das jantes de grandes dimensões, de 19 polegadas nos 63 e de 20 polegadas nos 63 S, havendo ainda jantes de 21 polegadas em opção. Na traseira, o pára-choques redesenhado integra um extractor que conta com os quatro escapes cromados e numa forma trapezoidal. Visualmente, um trabalho de grande qualidade por parte da AMG, dando um ar suficientemente "musculado" ao GLC para mostrar claramente o que vai ali por baixo do "capot", mas sem espalhafato em excesso.
Também estes AMG GLC 63 recebem o selector de modos de condução, podendo escolher-se as regulações entre Confort, Sport, Sport Plus ou Individual. A versão S acrescenta ainda o modo Race, recebendo um diferencial electrónico no eixo traseiro, face ao mecânico que equipa a versão de 476 cv. Permite ainda, em ambos os casos, que o ESP tenha três níveis estados possíveis, o normal, o "Sport Handling mode" em que intervém mais tarde e a hipótese de ser desligado.
Uma das coisas que aqueles modos de condução alteram é a dureza da suspensão pneumática, com afinações desportivas de molas e amortecedores mas, mesmo assim, reguláveis em três níveis diferentes, nos programas Confort, Sport e Sport Plus. Também a direcção electromecânica e os travões, com discos perfurados e ventilados de 390 mm, foram adaptados às elevadas prestações destas versões desportivas do GLC que a Mercedes anuncia como sendo de condução extremamente ágil.
Isso é algo que, contudo, só poderemos julgar bem lá mais para a frente… Porque os Mercedes-AMG GLC 63 serão as estrelas do salão de Nova Iorque, já a partir da próxima semana, mas as suas encomendas só serão possíveis a partir de 16 de Junho, não havendo por isso qualquer ideia dos preços a praticar. Quanto a entregas aos clientes, apenas se iniciarão em Setembro.