A Mercedes apresentou o novo Classe A de três volumes no Salão Automóvel de Pequim e mostrou agora a versão destinada ao mercado europeu, que é ligeiramente menos volumosa.
A nova berlina da Classe A destinada à Europa tem algumas diferenças face ao modelo vendido na China. Tem 4,55 metros de comprimento, o que equivale a dizer que é seis centímetros mais curto e isso impede que o novo familiar seja uma ameaça às vendas do Classe C, que tem 4,69 metros de comprimento.
Face ao CLA, o novo Classe A Sedan oferece uma melhor acessibilidade aos bancos traseiros e mais espaço, sobretudo ao nível da cabeça, e uma bagageira (420 litros) mais volumosa.
Esta berlina é muito mais do que um Classe A "com rabo". A elegância é um trunfo e a eficácia aerodinâmica uma mais-valia. A Mercedes reivindica um Cd de 0,22, que passa a o mais baixo coeficiente para automóveis de série.
No interior, as diferenças entre o cinco portas e a berlina são menos evidentes. O hatchback colocou a fasquia tão elevada com pormenores como os dois ecrãs digitais, que vão das 7 às 10,25 polegadas, que era difícil fazer melhor. Os níveis de equipamento, onde as propostas de série e as opcionais estão na vanguarda da tecnologia, também são equivalentes e podem chegar a propostas de condução semi-autónoma com muitas funções apenas disponíveis nos Classe S.
Na fase de lançamento, que deve acontecer no início de 2019, vão estar disponíveis duas propostas: o A200 a gasolina com 163 cv e o A180d diesel com 116 cv. Estes motores estão associados a uma caixa automática de sete velocidades. Nesta altura, ainda não há qualquer estimativa de preços.