Há vários meses que o dia de hoje (4 de Setembro de 2018) estava marcado na nossa agenda. É que foi esta terça-feira, directamente de Estocolmo, na Suécia, que a Mercedes apresentou ao mundo o Mercedes EQC, o primeiro de uma gama de modelos totalmente eléctricos da sub-marca Mercedes EQ.
Com chegada ao mercado prevista para Junho do próximo ano, o Mercedes EQC será uma das estrelas que a marca de Estugarda vai levar ao Salão Automóvel de Paris, em Outubro.
A primeira reacção que tivemos ao ver o Mercedes EQC sem a camuflagem (finalmente!) com que andou nos últimos meses foi de que a marca alemã pouco ou nada mudou face ao protótipo futurista que nos tinha mostrado no ano passado, no Salão de Frankfurt.
O desenho de LEDs futurista na traseira manteve-se, com uma faixa luminosa horizontal em toda a traseira. Contudo, e tal como se esperava, a grelha dianteira foi a que mais se alterou, com os LEDs azuis a darem origem a vários apontamentos cromados, entre eles o logo da marca alemã, que no referido protótipo surgia iluminado.
Com um comprimento de 4,76 metros, 1,88 metros de largura e 1.32 metros de altura, este Mercedes EQC é 10 cm mais longo que o Mercedes GLC (4,66 m) e 315 mm mais baixo.
No que a motorizações diz respeito, o primeiro dos modelos EQ da Mercedes será alimentado por dois motores eléctricos assíncronos que produzem o equivalente a 408 cv de potência e 765 Nm de binário máximo. Alimentado por uma bateria com 80 kWh de capacidade (pesa 650 quilos), o EQC terá autonomia de 450 quilómetros (segundo o ciclo NEDC) e pode passar dos 10% de autonomia para os 80% com 40 minutos de carga.
Disponível com cinco programas de condução distintos (Comfort, Eco, Max Range, Sport e uma modo personalizável), o Mercedes EQC acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,1 segundos (no modo Sport) e tem uma velocidade máxima limitada aos 180 km/h.
A Mercedes garante que os 200 protótipos que construiu para testes percorreram "vários milhões de quilómetros em quatro continentes diferentes", passando pelos mais de 40 graus do sul de Espanha e pelos -35 graus dos lagos gelados da Suécia.
A produção do Mercedes EQC arranca na fábrica da Mercedes em Bremen, na Alemanha, em 2019, sendo que a produção das baterias (próprias) continuará a decorrer na unidade de produção de Kamenz, perto de Dresden.