A MINI apresentou no Circuito do Estoril as versões John Cooper Works (JCW) dos modelos Clubman e Countryman, que passam a contar com um motor de 2.0 litros turbo, fornecido pela BMW, que passa a produzir 306 cv de potência e 450 Nm de binário máximo.
Este número chega para fazer destas versões JCW os modelos mais potentes da história da marca britânica, pelo menos atá aparecer o John Cooper Works GP, uma versão inspirada no triunfo da MINI no Rali de Monte Carlo de 1967 e que já foi antecipada sob a forma de um protótipo.
Quanto às performances, o Clubman JCW passa a cumprir o registo dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,9 segundos, menos 1,4 segundos do que a versão anterior. Já o Countryman JCW precisa de 5,1 segundos para fazer o mesmo exercício (1,5 segundos mais rápido do que a versão anterior). Quanto à velocidade máxima, está fixada nos 250 km/h para ambos os modelos, um limite electrónico definido pela própria MINI.
Estes dois novos modelos contam com o sistema de tracção integral da marca, denominado MINI ALL4, e ainda com um diferencial mecânico dianteiro. O chassis de ambos os modelos foi reforçado, o sistema de travões recebeu um "upgrade" e o sistema de escape foi renovado. Estes modelos podem igualmente contar com uma suspensão adaptativa que permite reduzir a altura ao solo em 10 mm.
Ambos os modelos passaram por uma revisão visual, ainda que muito discreta. As jantes de 18 polegadas (19 em opção) têm um desenho especial, as entradas de ar cresceram, os grupos ópticos com tecnologia LED foram revistos e os espelhos retrovisores contam com novas capas.
A MINI ainda não confirmou os preços destes novos modelos para o nosso país nem a data de lançamento.