O novo Eclipse Cross é um SUV. Pode não ser aquilo de que os indefectíveis da Mitsubishi estavam à espera numa proposta na linha da tradição Pajero. Há muitos que vão aplaudir a opção 4x2 e ignorar as versões 4x4, porque o Mitsubishi Eclipse Cross está longe de ser o "mini-Pajero".
As alterações na imagem deste SUV também são extensíveis às motorizações. A opção pelo sistema híbrido PHEV (que chega lá mais para a frente) faz tanto sentido como a manutenção na aposta da tracção total permanente. Mas, face à aberrante fiscalidade nacional, é uma mera proposta. Basta pensar que estamos a falar de mais 6.300 euros.
No interior, o ambiente do habitáculo "pintado" de negro, sublinhado no tablier, tem muito a ver com um estilo japonês que perdura no tempo e a qualidade de construção mantém o mais elevado padrão reconhecido às marcas nipónicas. Mas a modernidade exigia mais: a conectividade é pobre. Quem não tiver um "bom" smartphone vai ter um mau acesso à navegação e não só. O habitáculo é espaçoso e o banco traseiro, que pode avançar, permite oscilar o volume da bagageira entre 341 e 448 litros.
A Mitsubishi aposta forte no motor a gasolina 1.5 litros turbo associado a uma caixa CV-T de oito velocidades. Mais tarde, vai surgir uma proposta com base no bloco diesel de 2.2 litros acoplado a uma caixa automática de oito velocidades que, devido à fiscalidade, será muito menos apelativa.
Qualquer das motorizações poderá contar com um sistema de tracção integral controlado electronicamente, que envia o binário necessário para as rodas traseiras de acordo com cada situação e com o terreno em causa.
Além disso, este Eclipse Cross contará ainda com o sistema AYC (Active Yaw Control) que distribui a potência pelas rodas conforme o ângulo do volante, velocidade do veículo e força aplicada no travão.
PREÇOS
Eclipe (Intense) 2WD – 26.700 €
Eclipe (Instyle)) 2WD – 29.400 €
Eclipe (Intense) CVT 2WD – 29.400 €
Eclipe (Intense) 4WD – 33.000 €