Uma nova fabricante chinesa, denominada WM Motor, acaba de mostrar a sua gama de veículos eléctricos e as semelhanças entre o seu SUV e o Mitsubishi Outlander PHEV Concept S são tantas que mais parece uma cópia feita no Photoshop.
E acredite, esta referência ao Photoshop não surge por acaso. É que analisadas as fotos deste SUV da WM Motor e as fotos de lançamento do Mitsubishi Outlander percebemos que o fundo é exactamente o mesmo. Tudo o que a equipa de design da fabricante chinesa se limitou a fazer foi alterar a carroçaria do Mitsubishi Outlander e remover uma nuvem que surgia no canto superior da imagem (ver galeria acima) Trabalho relativamente acessível a qualquer "ás" do Photoshop!
Partindo para um escrutínio de ambos os modelos, é seguro afirmar que a dianteira do SUV da WM Motor foi alvo de uma enorme modificação face ao Mitsubishi. Se os retrovisores e as jantes são cópias exactas do modelo japonês, a grelha dianteira e os faróis foram totalmente redesenhados, bem como o "capô", que surge com umas saliências.
Na traseira, a história é completamente diferente, já que as semelhanças são mais do que muitas, a começar no difusor traseiro, que é uma cópia descarada do Mitsubishi Outlander. Depois, se tivermos em atenção as extremidades dos faróis traseiros, facilmente percebemos que o desenho que se prolonga para a lateral do carro é exactamente o mesmo, bem como as barras do tejadilho, que são iguais. Ainda assim, destaca-se o pára-choques traseiro do modelo da WM Motor, que assume um carácter bem mais desportivo do que o que encontramos no Outlander.
Outro dos modelos que a WM Motor mostrou foi uma monovolume que nos remete de imediato para a Opel Zafira (imagem abaixo) Não só pelas óbvias semelhanças no que ao design diz respeito mas porque nas jantes ainda é visível o símbolo da Opel…
A fabricante chinesa até já conseguiu reunir investimentos na ordem dos mil milhões de euros e tem um plano ambicioso para lançar cerca de oito modelos até 2025. O objectivo é fornecer maioritariamente o mercado local e exportar para os Estados Unidos, sendo que a WM Motor estima que quando a sua fábrica estiver a funcional em pleno possa vir a produzir 200 mil automóveis por ano.
Na teoria a estratégia parece boa, mas a verdade é que estas imagens criadas no Photoshop não foram certamente a melhor escolha para dar credibilidade a uma marca que ainda está no início…