![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-02/img_300x205$2025_02_07_13_36_34_241164.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-02/img_300x205$2025_02_07_13_36_34_241164.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-02/img_300x205$2025_02_06_18_23_40_241150.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-02/img_300x205$2025_02_03_13_32_52_241085.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-01/img_300x205$2025_01_31_16_54_27_241061.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-01/img_300x205$2025_01_28_13_33_39_240972.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-01/img_300x205$2025_01_28_12_29_17_240963.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-01/img_300x205$2025_01_24_16_56_19_240907.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-01/img_300x205$2025_01_24_12_26_52_240902.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-01/img_300x205$2025_01_23_12_47_09_240887.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-01/img_300x205$2025_01_22_11_42_26_240862.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-01/img_300x205$2025_01_20_19_27_17_240831.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-01/img_300x205$2025_01_20_18_27_44_240830.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-01/img_300x205$2025_01_17_14_49_57_240812.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-01/img_300x205$2025_01_16_19_25_44_240796.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-01/img_300x205$2025_01_16_19_01_50_240792.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-01/img_300x205$2025_01_16_13_56_04_240783.jpg)
Era uma questão de tempo até a Volvo regressar ao Cross Country mas agora em modo 100% eléctrico plasmado no EX30, após ter sido eliminado do catálogo da marca após a derradeira "aparição" na carrinha V60.
A tão esperada variação para aventureiros urbanos foi esta segunda-feira revelada com os mesmos 428 cv da variante Twin Motor Performance, com a bateria de 69 kWh a prometer até 427 quilómetros de autonomia.
O crossover já tem as encomendas abertas no nosso país a partir de 56.528 euros, com a chegada dos primeiros exemplares a acontecerem a tempo de gozar o Verão em pleno.
Primeiro ponto a atender é ser quase impossível de confundir este Volvo EX30 Cross Country no meio do trânsito com o modelo convencional.
O visual bem diferenciado está logo patente na área frontal, agora mascarada a negro com gráficos a distinguirem os relevos do maciço Kebnekaise da Lapónia sueca.
Só por si esta estética sugere de imediato uma robustez acrescida para a aventura, com a traseira, as laterais inferiores e as cavas das rodas a ganharem a seguirem o mesmo estilo.
Sem que as cotas originais tenham sido mexidas, a distância ao solo foi elevada em 19 mm, com o conjunto a ficar assente em jantes aerodinâmicas de 19 polegadas, mas passíveis de serem trocadas por rodas de 20.
Tudo é completado por monogramas Cross Country nos pilares traseiros e nos pára-choques, com as placas de protecção à frente e atrás a convidarem a subir obstáculos que não se resumem aos passeios da cidade.
A personalização opcional fica a cargo do pacote Cross Country Adventure com guarda-lamas rígidos e pneus off-road, sem esquecer as barras no tejadilho para suportar um rack de carga.
Para além do pneu sobresselente, a confirmar a vontade em atacar trilhos pedregosos, pode contar com uma tenda, cadeiras de campanha, e utensílios de cozinha para assentar num fogão a gás ou numa simples fogueira.
Surpresa é a decoração do habitáculo não seguir o mesmo espírito aventureiro do exterior, assumindo o acabamento topo de gama Ultra do EX30.
Se o crossover convencional é proposto em três variantes, o EX30 Cross Country assume apenas o topo de gama Twin Motor Performance com tracção integral, e sempre no acabamento Ultra.
São dois propulsores a darem ao "eléctrico" 315 kW (428 cv) e 543 Nm para um "tirada" de 3,7 segundos dos zero aos 100 km/hora, com a velocidade máxima a ficar "trancada" electronicamente nos 180 km/hora.
A eles está associada uma bateria de 69 kWh brutos para uma autonomia combinada a bater nos 427 quilómetros, recarregável de dez a 80% em 26 minutos a 150 kW DC, sendo a 22 kW em corrente alternada.
O preço arranca nos 56.528 euros antes das devidas personalizações – falta saber quanto custa o pacote Cross Country Adventure – e as encomendas já estão abertas; primeiras unidades poderão chegar a tempo do Verão.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?