Pesquisa
Novos Modelos

Veja o rival chinês do Tesla Model X

18:01 - 09-06-2017
  77
Nio ES8 é o rival chinês do Tesla Model XNio ES8 é o rival chinês do Tesla Model XNio ES8 é o rival chinês do Tesla Model XNio ES8 é o rival chinês do Tesla Model XNio ES8 é o rival chinês do Tesla Model XNio ES8 é o rival chinês do Tesla Model XNio ES8 é o rival chinês do Tesla Model XNio ES8 é o rival chinês do Tesla Model XNio ES8 é o rival chinês do Tesla Model XNio ES8 é o rival chinês do Tesla Model X
Nio ES8 é o rival chinês do Tesla Model XNio ES8 é o rival chinês do Tesla Model XNio ES8 é o rival chinês do Tesla Model XNio ES8 é o rival chinês do Tesla Model XNio ES8 é o rival chinês do Tesla Model XNio ES8 é o rival chinês do Tesla Model XNio ES8 é o rival chinês do Tesla Model XNio ES8 é o rival chinês do Tesla Model XNio ES8 é o rival chinês do Tesla Model XNio ES8 é o rival chinês do Tesla Model X
A Tesla acaba de ganhar um sério adversário na "luta" pelo mercado de veículos eléctricos mais lucrativo do mundo: o chinês. É que a Nio (antiga NextEV), startup chinesa de automóveis eléctricos, prepara-se para lançar no início de 2018 na China o Nio ES8, um SUV eléctrico com capacidade para sete ocupantes.

Este modelo entrará em competição directa com o Tesla Model X, o crossover da marca de Elon Musk, que em 2016 teve uma receita de mil milhões de dólares no mercado chinês. E acredite, o mercado chinês é fundamental para qualquer marca, sobretudo as de automóveis eléctricos. Ou não fosse o mercado chinês responsável por mais carros eléctricos vendidos que os Estados Unidos e a Europa em 2015 e 2016.

E se os novos "players" do mercado dos eléctricos têm tido dificuldades em enfrentar a liderança da Tesla, a Nio tem tudo para ser um caso diferente. Em primeiro lugar a marca já tem um "historial" na Fórmula E, a principal competição desportiva de veículos eléctricos. Em segundo, tem Padmasree Warrior – soma passagens pela Cisco, Motorola e é membro do conselho da Microsoft - como CEO nos Estados Unidos e conta com um conjunto de peritos em condução autónoma que passaram pela Apple e pela própria Tesla.

E por fim importa referir que a Nio já tem portfólio para exibir, sobretudo o superdesportivo EP9 (ver galeria acima), que recentemente se tornou no automóvel de produção mais rápido no Nurburgring, e que verá produzidas 10 unidades, cada uma com um preço de 1.35 milhões de euros.

A Nio ainda não revelou os detalhes técnicos deste modelo, mas é certo que o SUV ES8 não terá os mesmos níveis de performance do EP9. Ainda assim conta com trunfos que permitem à marca pensar numa entrada bastante positiva no mercado chinês. Estamos a falar de detalhes como o habitáculo com três filas de bancos (2+3+2), dois motores eléctricos (um por cada eixo) que garante tracção integral, suspensão hidráulica activa e uma bateria intercambiável.

Tal como acontece com o Tesla Model X, vai contar com um habitáculo marcado pelo enorme ecrã na consola central e promete oferecer nível 2 de autonomia, ainda que a marca garanta que com os dados recolhidos com os modelos que vender possa vir a comercializar veículos com nível de autonomia 4. Ainda assim, não foram adiantados prazos para tal. Mas uma coisa é certa, é preciso levar este desejo a sério, é que o programa de autonomia da Nio está a ser liderado por Jamie Carlson, antigo engenheiro do Tesla Autopilot.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.