Ainda nem duas semanas passaram sobre a estreia mundial do Nissan Juke e já estão abertas as encomendas para a segunda geração do crossover compacto da marca japonesa.
O preço para a linha Visia, versão-base da gama, arranca nos 19.900 euros, com as primeiras entregas a acontecerem já em Novembro.
A gama é completada com os níveis de equipamento Acenta, N-Connecta, Tekna e N-Design, com os preços a oscilarem entre os 21.050 euros e os 28.450 euros, neste caso específico para a versão Première Edition.
As primeiras imagens que chegaram à comunicação social, há quase um mês, já faziam adivinhar um SUV com linhas bem mais agressivas e tecnologicamente mais evoluído do que o anterior modelo.
A aposta não era para menos, ou não tivesse este carro superado o milhão de unidades vendidas em toda a Europa, dos quais 14 mil estão a circular no nosso país.
Maior, mais dinâmico e com uma postura bem mais atlética, o novo Nissan Juke destaca-se na estrada pelo seu característico tejadilho "flutuante", quase ao estilo de um coupé, e pelas jantes em liga de leve de 19 polegadas.
Em relação à primeira geração, o novo Juke tem 4210 mm de comprimento (+75 mm), 1595 mm de altura (+30 mm) e 1800 mm de largura (+35 mm), para uma distância entre eixos de 2636 mm (+105 mm9.
Significa isso que o espaço no habitáculo cresceu de forma significativa, com mais 58 mm de espaço para as pernas nos bancos traseiros e uma bagageira que cresceu 20%, atingindo 422 litros de capacidade.
Ao contrário do que poderia supor-se, o peso total reduziu-se em 23 quilos, graças ao desenvolvimento de uma plataforma mais rígida e mais leve.
O exterior do Juke é rematado com os seus faróis circulares dianteiros, agora ainda mais distintos ao somarem-se ao design em Y das luzes superiores, que prolonga a grelha do motor V-Motion da Nissan.
O Juke está equipado com um motor a gasolina de três cilindros e 1.0 litros, com 117 cv de potência, que o leva em 10,4 segundos dos 0 aos 100 km/hora. Os consumos combinados, de acordo com a norma WLTP, variam entre os 5,9 e os 6,4 litros /km.
Ao propulsor podem ser associados uma caixa manual de seis velocidades ou uma caixa automática de dupla embraiagem (DCT) de sete velocidades, com patilhas no volante.
Pode ainda comportar um selector, situado na consola central, que oferece três modos distintos de condução: Eco, Standard e Sport.
Evoluído a nível tecnológico, o crossover integra, pela primeira vez, a tecnologia ProPILOT desenvolvida pelos engenheiros da Nissan, elevando o seu patamar de conectividade.
Para além da assistência à direcção, aceleração e travagem electronicamente controlada, o Juke compreende agora um sistema inteligente anti-colisão, com identificação de peões e ciclistas, e de manutenção de faixa, identificador de sinais de trânsito.
O sistema de intervenção de ângulo morto é uma estreia da Nissan, que a marca indica como único neste segmento de veículos.
Com o novo sistema de infotenimento N-Connect da Nissan, o condutor pode usar o Apple CarPlay e o Android Auto para espelhar as suas aplicações favoritas para telemóvel atrás de um ecrã táctil de oito polegadas.
E para maior conforto e segurança, a marca disponibiliza ainda o Nissan Connect Services, através do qual o condutor poderá controlar, pelo seu telemóvel, vários dispositivos do veículo, como a abertura e fecho das portas, pressão dos pneus e nível do óleo.
Tudo indica que a segunda geração do Nissan Juke terá ainda mais trunfos para prosseguir a carreira de sucesso protagonizada pelo seu antecessor.
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