Lançada em 2013, a terceira geração do Nissan X-Trail depressa ganhou a preferência daqueles que gostam de um 'crossover' dinâmico no alcatrão, mas também apto para abrir caminho fora de estrada em pisos mais agrestes.
Apresentado à comunicação social nas salinas de Rio Maior, esta quarta-feira, a gama viu agora reforçado o seu desempenho.
Para isso conta com um novo motor a gasóleo de 1.7 litros com 150 cv e 340 Nm, e outro a gasolina, de 1.3 litros, com 160 cv e 270 Nm, com emissões poluentes a variarem entre 171 e 205 g/km.
Ambas as motorizações, para duas e quatro rodas motrizes, são complementadas com três transmissões. Na versão a gasóleo é proposta uma caixa manual de seis velocidades e uma caixa automática Xtronic de variação contínua. Já a versão a gasolina incorpora uma transmissão automática DCT de sete velocidades com dupla embraiagem.
O 'Aquela Máquina' testou ambas as motorizações e podemos afirmar que estamos perante um X-Trail mais forte e dinâmico, capaz de corresponder às solicitações mais exigentes de condução.
O Nissan X-Trail a gasolina foi o primeiro modelo a ser testado num dia marcado por ventos fortes no trajecto até Rio Maior.
Vergastado ao longo do caminho por essa ventania, com rajadas que poderiam ultrapassar os 75 km/hora, o SUV respondeu de forma bem positiva ou o seu peso não andasse em redor dos 1500 quilos.
Os 160 cv disponibilizados pelo motor de 1.3 litros DIG-T DCT (o mesmo que já equipa o Qashqai) revelaram-se autênticos, sem penalizar em demasia os consumos apresentados pela marca: 8,1 a 8,4 litros por cada centena de quilómetros percorridos segundo a norma WLTP.
Já fora de estrada, num caminho pedregoso, mostrou-se capaz a ultrapassar os obstáculos que se lhe colocaram numa utilização considerada normal para este tipo de 'crossovers'.
A caixa de velocidades DCT que nele está montado, e que também é uma novidade na gama, responde de forma eficaz para uma condução mais prática e desportiva.
No regresso a Oeiras, experimentámos o 'diesel' 1.7 dCi de quatro rodas motrizes, num percurso diferente, com o SUV a responder de forma muito positiva às exigências de condução em estrada.
Os 150 cv mostraram-se muito competentes, mesmo em subidas com inclinação apreciável, mas são os consumos que mostram a sua mais-valia: entre 6,8 a 7,0 litros aos 100 km/hora para um SUV que não é propriamente leve.
Primeiro passo da Nissan para a mobilidade autónoma, o ProPILOT foi agora introduzido nas versões a gasóleo da gama X-Trail, sendo de série na linha Tekna, e opcional na linha N-Connecta.
A tecnologia integra o assistente de manutenção ma faixa de rodagem, e ‘cruise control’ inteligente para reforçar a distância de segurança em relação ao veículo que o precede.
Já o assistente de trânsito, que adapta a velocidade ao tráfego circundante, apenas está disponível nas versões com transmissão automática.