A Audi A6 Allroad cumpre este ano o 20.º aniversário e para assinalar a data especial, nada como uma versão totalmente nova de um modelo que entra agora na sua quarta geração.
Numa indústria onde o sucesso dos crossovers continua a ser assinalável, a Audi mantém a receita de há 20 anos e continua a manter a aposta nesta versão musculada e aventureira da carrinha A6 Avant.
Denominada Audi A6 Allroad quattro, esta versão mais arrojada da Audi A6 Avant conta com protecções nos pára-choques, nas saias laterais e nas cavas das rodas, bem como uma suspensão a ar adaptativa que permite escolher a altura ao solo de acordo com as necessidades da utilização.
Nos modos "Comfort" e "Auto" a altura ao solo é de 139 mm, com a suspensão a descer 15 mm a velocidades iguais ou superiores a 120 km/h. No modo "Off Road" a altura ao solo é de 169 mm mas a velocidade máxima está limitada aos 80 km/h. Por fim, o modo "Lift", o mais alto de todos, aumenta a distância ao solo para 184 mm e limita a velocidade máxima aos 34 km/h.
A imagem exterior é ainda marcada pela grelha dianteira "singleframe" com barras verticais (e moldura) em alumínio, por novos grupos ópticos com tecnologia LED e por barras de tejadilho cromadas. Isto já para não falar no leque de 11 cores disponíveis para a carroçaria, onde se inclui o "Verde Gavial", uma cor exclusiva para este modelo e que se inspira na A6 Allroad original.
O interior da Audi A6 Allroad é em tudo semelhante aos dos restantes Audi A6, mas isso está longe e ser uma crítica, muito pelo contrário. Disponível em três cores distintas (preto, bege ou castanho), o interior destaca-se pelo ecrã de 10,1’’ que serve de terminal para o sistema de infotainment e outro de 8,6’’ para os comandos do sistema de climatização. Em opção, está disponível o Audi Virtual Cockpit com um display de 12,3 polegadas.
Uma vez que se trata de uma versão radical e pensada para um uso mais aventureiro, esta variante conta com vários sistemas de auxílio à condução. Falamos dos sistemas de Controlo de Descida (velocidade limitada a 30 km/h) e um assistente de ângulo de inclinação denominado "Tilt Angle Assist".
A marca com sede em Ingolstadt continua a apostar nas motorizações diesel e disponibiliza esta carrinha A6 Allroad quattro com um bloco 3.0 V6 TDI associado a um sistema mild-hybrid de 48 e uma caixa automática tiptronic de oito velocidades.
Este motor está disponível com três níveis de potência: 231, 286 e 349 cv. O primeiro, 45 TDI com 231 cv e 500 Nm de binário, acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos e tem um consumo anunciado entre os 5,8 e os 5,9 litros por cada 100 km. O segundo, 50 TDI com 286 cv e 620 Nm, passa dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos e tem um consumo médio entre 5,8 e 5,9 l/100 km. Por fim, a variante mais potente da gama, o 55 TDI com 349 cv de potência e 700 Nm de binário máximo. A Audi reivindica um tempo de 5,2 segundos no exercício dos 0 aos 100 km/h e um consumo médio entre os 6,4 e os 6,6 l/100 km.
A chegada aos mercados da Europa está marcada (ainda) para o mês de Junho, mas ainda não são conhecidos os preços para o nosso país. Porém, já se sabe que na Alemanha, a versão base vai começar nos 61.500 euros.