
















A Audi mostrou finalmente a nova RS6 Avant, a carrinha mais potente da marca de Ingolstadt que estará, pela primeira vez, disponível no mercado norte-americano. A chegada está prevista para o primeiro trimestre do próximo ano.
A imagem exterior deste novo modelo está totalmente diferente e não seria de esperar outra coisa, já que quase todos os componentes exteriores são distintos da Audi A6 Avant convencional, com excepção das portas dianteiras, do tejadilho e do portão traseiro.
A carroçaria está 40 mm mais larga, fruto das cavas das rodas mais volumosas e que permitem acomodar jantes de até 22 polegadas, e muito mais agressiva. O difusor traseiro não passa despercebido, tal como as duas saídas de escape ovais, o pára-choques com moldura cromada, o spoiler específico "RS" e as luzes dianteiras "roubadas" ao Audi A7 Sportback.
Dentro do habitáculo a história é outra, já que esta versão recebeu um tratamento em tudo semelhante ao que já conhecemos da restante gama A6. Ainda assim, os bancos são de série e conta com pele e Alcantara de série, o volante RS tem um recorte desportivo e a instrumentação é específica.
A bagageira tem um volume de 565 litros e pode ir até aos 1.680 litros, com os bancos traseiros rebatidos.
Debaixo do capot continua a estar um motor V8 de 4.0 litros biturbo que produz 600 cv de potência e 800 Nm de binário máximo. São números suficientes para que esta "super carrinha" vá dos 0 aos 100 km/h em 3,6 segundos, dos 0 aos 200 km/h em 12 segundos e que chegue aos 250 km/h, um limite electrónico definido pela própria Audi e que pode ser levantado até aos 305 km/h, bastando para isso comprar o "pack" opcional "Dynamic Plus".
Este motor V8 biturbo está associado a um sistema mild-hybrid com 48 volts e a um motor que assume as funções de alternador. Este sistema consegue ainda recuperar energia e armazena-la numa pequena bateria de iões de lítio.
Este sistema permite que o sistema Start/Stop entre em funcionamento abaixo dos 22 km/h, solução que permite poupar até 0,8 litros por cada 100 quilómetros percorridos. Mas esta não é a única solução pensada para manter os consumos controlados, é que este motor V8 tem a capacidade de desligar metade dos cilindros sempre que não forem necessários.
A potência é enviada às quatro rodas através de uma caixa automática Tiptronic de oito velocidades (com função de Launch Control) e de um sistema de tracção integral "Quattro" da marca alemã.
Na (vasta) lista de opcionais há soluções como eixo traseiro direccional ou diferencial traseiro desportivo, medidas que permitem vincar ainda mais o carácter desportivo de uma proposta que conta de série com suspensão pneumática adaptativa.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?