A Ford apresentou esta terça-feira, na Gamescon (a maior feira de jogos da Europa), na Alemanha, a nova "pick-up" Ranger Raptor, a versão mais radical e "performante" da Ford Ranger. A estreia comercial está marcada para o próximo ano.
Desenvolvida pela Ford Performance, a primeira Ranger Raptor de sempre estará disponível para os clientes europeus com um motor Ford EcoBlue diesel biturbo de 2.0 litros de 213 cv de potência e 500 Nm de binário, acoplado à nova caixa automática de 10 velocidades da Ford.
Esta "pick-up" radical conta com amortecedores FOX com amortecimento activo, pneus todo-o-terreno montados em jantes de 17 polegadas, protecção inferior com chapa em aço de alta resistência com 2,3 mm de espessura e discos de travão ventilados com pinças de êmbolos duplos.
"A Ranger Raptor tem a capacidade de estar à vontade nas condições mais difíceis fora de estrada, sem qualquer esforço, e, também proporcionar uma condução de luxo em estrada. Na sua essência, a Ranger Raptor conta com a excepcional concepção e capacidade funcional já existente na Ranger ‘normal’, mas leva esses padrões bem mais longe. Do ponto de vista do prazer de condução, é mesmo um veículo muito especial", afirmou Damien Ross, engenheiro chefe do programa Ranger Raptor da Ford.
São vários os elementos visuais inspirados na radical Ford F-150 Raptor, a começar na grelha dianteira, mas esta Ranger Raptor tem personalidade própria e isso fica vincado no visual exterior mas também no habitáculo, onde está presente o ADN da Ford Performance. Destacam-se os bancos desportivos com apoio lateral, as patilhas no volante em magnésio, o volante desportivo com o logo "Raptor" e claro, as costuras em azul que se destacam dos restantes elementos da decoração interior.
Ninguém tem dúvidas em afirmar que esta é uma proposta à medida de uma utilização radical fora de estrada, mas isso não impediu a Ford de equipar esta "pick-up" com as suas mais recentes novidades no campo da tecnologia e da segurança, com particular destaque para o ecrã táctil de oito polegadas cujo sistema é compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
Por seu turno, no campo da segurança destacam-se sistemas como o Controlo de Estabilidade com função de mitigação de capotamento, controlo electrónico de estabilidade, controlo de deriva do atrelado, controlo de arranque em subida, controlo em descida e controlo de carga adaptativo.
"A nova Ranger Raptor tem todas as ferramentas necessárias para a aventura. É uma moto de motocross, uma moto de neve e uma moto-quatro num só veículo; é a pick-up de aventura na sua máxima expressão", sublinhou Leo Roeks, director da Ford Performance Europa.