Os "sinais exteriores de mudança" são mínimos, mas há uma nova Nissan Navara que já está à venda em Portugal e que mostrou as suas invejáveis capacidades de transposição pelas dunas de Marrocos. Na verdade, as principais alterações introduzidas nesta Navara prendem-se apenas com… questões legais!
Passamos a explicar: desde Setembro que entrou em vigor a norma anti-poluição Euro6, muito mais exigentes, em especial numa área em que os motores Diesel têm maiores dificuldades, o controlo dos óxidos de azoto, os famosos NOx. E a principal novidade desta Navara é precisamente o seu motor Diesel 2.3 dCi ter passado a cumprir essa norma Euro6.
Nova Nissan Navara "navega" nas "ondas" do deserto marroquino
Para o conseguir, teve de passar a contar com um depósito extra de um aditivo à base de ureia – na esmagadora maioria dos Diesel não há… "milagres" e esta é, para já, a única solução para eliminar os tais NOx –, para o funcionamento do sistema SCR (Selective Catalytic Reduction). Este depósito de 17 litros tem um bocal no lado oposto ao do reservatório de gasóleo e é cheio com uma solução de AdBlue – a tal solução à base de ureia, à venda nas áreas de serviço, a cerca de 15 € os 10 litros –, sendo suficiente para 11.500 km entre dois atestos. Caso o nível do depósito esteja muito baixo, aparece uma mensagem no ecrã central.
Além do depósito de AdBlue, novas afinações da electrónica permitiram ainda melhorar os consumos do motor 2.3 dCi que baixaram, em ciclo combinado, 0,2 l/100 km, para 6,1 l/100km. A isso corresponde uma baixa das emissões de CO2 de 8 g/km, para 159 g/km. O que também acaba por ter alguma importância em termos de fiscalidade.
Por fora, esta Nissan Navara ganha uma grelha retocada e luzes diurnas em LED, em forma de "boomerang". Por dentro, as alterações são mais visíveis, com um painel de instrumentos redesenhado, novos bancos, a opção de ar condicionado bizona e saídas de ventilação para os lugares traseiros. A versão de cabina dupla ganhou mais um pouco (6,7 cm) no comprimento da caixa de carga, medindo agora 1,578 m. A versão de cabina simples tem 1,788 m.
Como não há bela sem senão, as alterações introduzidas nesta geração da Nissan Navara implicaram o aumento de dois números: o peso cresceu em cerca de 160 kg; pior é que o preço aumentou 900 €. Apesar disso, os responsáveis da Nissan salientam que este é um mal menor, já que o incremento do preço da Navara é o menor, face às concorrentes que também se estão a adaptar à norma Euro 6…