Depois da renovação dos Audi A6 e A7, é agora a vez dos mais poderosos de ambas as séries serem alvo de retoques estéticos e motrizes.
Os RS 6 Avant e RS 7 Sportback da nova linha Performance ganharam mais 30 cv e 50 Nm sob o capô face às variantes desportivas mais "civilizadas" da gama.
O maior tamanho dos dois turbos do V8 TFSi de 4.0 litros permitiram elevar a potência até aos 630 cv e o binário aos 850 Nm.
Todo este poder é passado às quatro rodas motrizes através de uma caixa automática sequencial de oito velocidades, mas agora com relações mais curtas.
O resultado é bom de ver: 280 km/hora de velocidade de ponta com o pacote RS Dynamic, e 3,4 segundos para cumprir os zero aos 100 km/hora.
São menos duas décimas de segundo do que o conseguido pelas versões RS convencionais.
Claro que, para quem acha que aquela opção sabe a pouco, pode sempre escolher o extremo RS Dynamic Plus.
Além de soltar o coupé ou a carrinha até aos 305 km/hora, inclui discos de travão carbono-cerâmicos de 440 mm à frente e de 370 mm atrás.
As alterações mecânicas não se cingiram apenas ao motor: também o sistema quattro de tracção integral passou a contar com um diferencial central mecânico.
Esta solução permite distribuir a potência pelos dois eixos numa relação de 40:60 mas, se estiver iminente uma derrapagem, é aplicado automaticamente mais binário ao eixo com melhor tracção, sendo até 70% à frente e até 85% atrás.
Mais leve e compacto, o diferencial autoblocante melhora a dinâmica de condução, com curvas mais precisas e com menos riscos de subviragens.
Claro que para reflectir o seu poder dinâmico, os RS 6 Avant e RS 7 Sportback da linha Performance teriam de ter um visual a condizer.
Por fora distinguem-se os acabamentos em cinzento fosco, com a opção de poder escolher ainda o pacote em fibra de carbono com as ópticas escurecidas.
A contrastar com aqueles tons, estão as 16 cores para a carroçaria, realçadas pelas novas Ascari Blue metalizada e Dew Silver fosca.
Também como opcionais estão jantes em liga leve de 22 polegadas que são cinco quilos mais leves do que as que equipam os actuais RS 6 e RS 7.
Por saber fica a chegada de ambos os modelos aos concessionários nacionais assim como os preços de venda.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?