Já foram reveladas as versões Variant e Alltrack da oitava geração do Volkswagen Golf, propostas com quatro níveis de equipamento.
No que respeita ao modelo campeão de vendas da marca de Wolfsburg, a nova carrinha cresceu de tamanho em relação à sua antecessora.
A VW Golf Variant tem agora 4.630 mm de comprimento por 2.680 mm de largura (mais 66 mm do que a sua homónima da sétima geração), oferecendo mais 38 mm de espaço para as pernas.
A capacidade da bagageira também aumentou, atingindo agora 611 litros em relação aos anteriores 605 litros, e 1.642 litros (mais 22 litros) com os bancos traseiros rebatidos.
A porta traseira é agora accionada por via eléctrica, enquanto a área de carga dispõe de ganchos e anéis de fixação para prender a bagagem, bem como duas tomadas de electricidade: uma de 12 volt e outra de 230 volt.
A estética do Golf Variant tornou-se mais apelativa graças a uma linha de cintura mais pronunciada que lhe dá um carácter mais desportivo, reforçado pela asa traseira e pelos pára-choques mais salientes, assim como os farolins com um desenho específico.
Quanto ao painel de bordo, tudo se mantém como já era conhecido no novo Golf hatchback, privilegiando-se o ambiente digital e a conexão com o exterior.
O sistema de infoentretenimento Composition, proposto com ecrã táctil de 8,25 polegadas, dispõe de serviços e funções online We Connect e We Connect Plus, volante multifunções, ar condicionado automático Air Care Climatronic e interface para Bluetooth.
Aviso de saída de faixa, travão de emergência frontal e monitorização de peões, a que se soma a nova função de travagem ao virar face à aproximação de um veículo, bloqueio do diferencial electrónico XDS, alerta de perigo de tráfego Car2X, e controle automático de iluminação são apenas alguns dos sistemas de assistência à condução.
Em termos de motorizações, não há quaisquer diferenças em relação ao Volkwagen Golf, com a Variant a oferecer a mesma gama de propulsores a gasolina, gasóleo e mild-hybrid de 48 volt.
Está ainda prevista uma potente VW Golf R Variant, equipada com um bloco turbo de 2.0 litros e 333 cv de potência, que chegará apenas no próximo ano.
Há poucas diferenças estéticas na versão Alltrack em relação à Volkswagen Golf Variant, sendo a mais notória a maior altura ao solo, como é óbvio.
Equipada com uma transmissão integral 4Motion, a Alltrack distingue-se pelo revestimento plástico em preto da carroçaria, que lhe dá um aspecto mais robusto, e pela capacidade de reboque até 2.000 quilos.
Dentro do habitáculo, as diferenças também são mínimas em relação ao clássico Golf de oitava geração, sendo a mais saliente as costuras dos bancos.
Único senão desta versão? A Golf Variant Alltrack não está prevista para o nosso mercado.
Ao nosso país chegará em Janeiro a Volkswagen Golf Variant equipada com o bloco 2.0 TDI de 116 cv, com um preço de arranque que não deverá estar longe dos 32 mil euros.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?