Depois de vários "teasers" para nos abrirem o apetite, a Aston Martin acaba de apresentar ao mundo o novo Vantage. Falar do Vantage é falar de um nome icónico dentro da marca de Gaydon que já soma sete décadas de história. É sinónimo de performance e de competição, pelo que este novo modelo tem uma grande (e importante!) missão pela frente.
"Criar um sucessor digno tem sido um desafio para saborear e uma enorme fonte de motivação", afirmou Andy Palmer, o patrão da Aston Martin.
Mas à primeira vista podemos garantir que está bem encaminhado. É que se o desenho elegante do último Vantage mereceu rasgados elogios dos entusiastas automóveis, este novo modelo carrega a linguagem de estilo estreada no DB11 e, sobretudo, no DB10, modelo que conheceu apenas 10 unidades produzidas, todas feitas para serem usadas no filme "Spectre", de James Bond.
O mesmo é dizer que este Vantage está mais agressivo e mais radical que o seu antecessor, ainda que mantenha as proporções e o arco na linha do tejadilho. A grelha dianteira está mais dilatada e os faróis frontais garantem um "look" mais rasgado e uma maior presença.
Porém, é a traseira deste Vantage mais impressiona. Desde a linha musculada das cavas das rodas traseiras, passando pelo spoiler traseiro e pelo enorme difusor, e acabando na assinatura luminosa que percorre toda a secção posterior, tudo neste Vantage nos transmite uma sensação de movimento e velocidade… mesmo quando está parado.
"Estou muito entusiasmado com o que criámos: um novo Vantage que é mais explícito em aparência e em intenção, envolvendo performances incríveis e dinâmicas deslumbrantes num ‘pacote’ para ser usado no dia-a-dia", atirou Andy Palmer, antes de dizer:
"o novo Vantage é o Aston Martin que os entusiastas das máquinas de condução puras esperavam", concluiu.
O coração deste novo Aston Martin Vantage é um motor V8 de 4.0 litros que debita 510 cv de potência e 685 Nm acoplado a uma caixa automática ZF de oito velocidades (mais tarde estará disponível uma caixa manual). Este bloco, feito pela Mercedes-AMG sob as especificações da marca de Gaydon, foi montado o mais baixo e atrás possível para garantir um centro de gravidade optimizado e uma distribuição de peso perfeita de 50/50.
Isto, juntamente com o facto de pesar (seco) apenas 1.530 quilos, permite que este novo Aston Martin Vantage passe dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,6 segundos antes de acelerar até aos 313 km/h de velocidade máxima.
Recorde-se que este Vantage é o primeiro "Aston" a contar com um diferencial traseiro electrónico (E-diff) que pode passar de aberto a totalmente bloqueado em milissegundos. Por outro lado, importa referir que o chassis usado neste modelo é uma evolução da plataforma em alumínio que encontramos no Aston Martin DB11. A marca de Gaydon garante que cerca de 70 por cento dos componentes deste chassis são totalmente novos.
Avançando para o habitáculo, destacam-se as linhas fluidas e a elegância dos materiais, ainda que seja a consola central – inspirada no DB10 de James Bond – que mais salta à vista. Os botões mudaram de sítio e estão agora posicionados numa espécie de triângulo que não só facilita o acesso como garante mais espaço. Este último detalhe também "obrigou" a que os responsáveis da Aston Martin desenhassem o volante com uma zona plana em baixo para garantir mais espaço para as pernas do condutor.
Novo Aston Martin Vantage: 510 cv e look à imagem de... James Bond!
O resultado de tudo isto é um habitáculo tão arrojado quanto o exterior. Mas se quiser algo mais discreto não se preocupe, a Aston Martin afirma que as cores e os materiais usados podem ser escolhidos pelo cliente. Só tem de estar disposto a pagar…
E por falar em pagar, importa dizer que a marca de Gaydon já aceita encomendas para este modelo e que os preços começam nos 154 mil euros na Alemanha. Ainda assim, e por culpa da enorme fiscalidade do nosso país, é seguro afirmar que o preço deste modelo em Portugal se aproxime dos 200 mil euros. As primeiras unidades serão entregues no Verão do próximo ano.