O novo Audi A1, apresentado em Junho deste ano, chegou ao nosso país e estreia uma nova filosofia onde só há lugar para a versão de cinco portas e para motores a gasolina.
Com 4029 mm de comprimento e 2563 mm de distância entre eixos, o novo Audi A1 está mais longo (56 mm) e teve ganhos consideráveis ao nível do espaço útil no habitáculo, com a distância entre eixos a crescer 94 mm. Ainda assim, e apesar de apresentar mais espaço no banco traseiro, está 13 mm mais baixo e 6 mm mais estreito.
No que à capacidade da bagageira diz respeito, está fixada nos 335 litros, depois de um ganho de 65 litros. Contudo, o rebatimento dos bancos traseiros faz com que este número suba para 1090 litros.
A Audi quer continuar a atrair jovens compradores para este modelo, pelo que fez uma aposta forte na tecnologia e nos sistemas de segurança. O sistema MMI Plus com ecrã táctil (ao centro) de 8.8 polegadas é equipamento de série, bem como um painel digital de 10.25 polegadas. Se estiver disposto a pagar, pode optar pelo (opcional) Audi Virtual Cockpit, bastante mais avançado.
A marca de Ingolstadt justifica a ausência de motores diesel no alinhamento do novo Audi A1 como sendo um reflexo do mercado, mas garante que a nova gama de propulsores "torna a condução do novo Audi A1 Sportback particularmente divertida".
A primeira versão a estar disponível no nosso país (já em Dezembro) é a 30 TFSI. Trata-se de um bloco de 3 cilindros e 1.0 TFSI que produz 116 cv de potência e 200 Nm de binário máximo. Este motor pode ser acoplado a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma caixa S tronic de sete relações. Em Julho do próximo ano chega a versão 25 TFSI, com um motor de três cilindros e 1.0 TFSI que debita 95 cv de potência e 175 Nm de binário máximo. Esta variante pode ser combinada com uma caixa manual de cinco velocidades ou uma caixa automática S tronic de sete velocidades.
Pouco tempo antes, em Maio, chegam as duas propostas mais potentes da gama, a 35 TFSI e a 40 TFSI. A primeira recorre a um motor 1.5 TFSI de 4 cilindros que produz 150 cv de potência e 250 Nm de binário e pode ser combinada com uma caixa manual de seis velocidades ou com uma caixa S tronic de sete velocidades. Por seu turno, a versão topo de gama, a 40 TFSI, recorre a um bloco de 2.0 litros TFSi de quatro cilindros que produz 200 cv de potência e 320 Nm de binário máximo. Esta variante só está disponível com uma caixa automática S tronic de seis velocidades.
Os preços começam nos 23.500 euros para a versão 25 TFSI, nos 25.100 euros para a versão 30 TFSI, nos 27.500 euros para a versão 35 TFSI e nos 34.900 euros para a versão topo de gama, a 40 TFSI com 200 cv.