A Audi acaba de apresentar ao mundo o mais recente membro da família "Q", o Audi Q8. Tal como nome sugere, vai posicionar-se acima do Audi Q7 na gama da marca de Ingolstadt e apresenta a linguagem de estilo que marcará os próximos lançamentos da marca dos anéis.
Na dianteira, aquilo que mais se destaca é a enorme grelha cromada "singleframe" de desenho octogonal, as enormes entradas de ar e os grupos ópticos "rasgados" com faróis LED de série e com tecnologia HD Matrix LED opcional.
Avançando para a traseira, aquilo que mais salta à vista são os faróis unidos por uma faixa de luz, tal como já acontece com o novo Audi A8. Esta iluminação pode ser combinada de várias formas e cabe ao condutor, através da "app" myAudio, escolher as distintas funções de luzes.
As enormes jantes de 22 polegadas destacam-se, bem como a linha de tejadilho que garantem um "look" coupé a este SUV. Mas é o ligeiro "spoiler" traseiro, o enorme difusor e as duas saídas de escape que mais vincam o carácter desportivo desta proposta.
Com 4.986 mm de comprimento, 1.995 mm de largura, 1.705 mm de altura e 2.994 mm de distância entre eixos, ninguém tem dúvida de que este Audi Q8 é um… "monstro"! Mas isso traduz-se num habitáculo espaçoso e numa bagageira com um espaço de carga muito generoso: 605 litros que podem crescer até aos 1.755 litros com os bancos rebatidos.
E se o exterior é marcado por uma imagem desportiva e agressiva, o habitáculo transmite uma sensação de luxo e de conforto. Destaca-se a enorme consola central que conta com um ecrã central superior de 10,1 polegadas - terminal de navegação e de info-entretenimento - e com um ecrã central inferior de 8,6 polegadas que serve para controlar a climatização e a entrada de texto.
Todo o sistema pode ser controlado de forma táctil mas também conta com reconhecimento de voz. Mas não pense que se esgotaram os ecrãs, é que como seria de esperar, este Q8 vem com o mais recente painel de instrumentos digital da Audi. O mesmo é dizer que o Audi virtual cockpit é equipamento de série e conta com um ecrã de 12,3 polegadas. Se quiser acrescentar um "toque" ainda mais tecnológico a esta experiência pode "pedir" o Head-Up Display (HUD) na lista de opcionais.
Este Q8 virá equipado com os mais recentes sistemas de assistentes à condução da Audi, tais como cruise control adaptativo, assistente de cruzamentos, alerta de saída de faixa, câmara de 360 graus e um assistente de eficiência para reduzir os consumos. Lá mais para o ano chega o "remote garage pilot", que permitirá a este SUV entrar e sair da garagem de forma autónoma.
No que à mecânica diz respeito, o Q8 conta com tecnologia "Mild-Hybrid" com sistema eléctrico de 48 volts e uma bateria de iões de lítio. Esta tecnologia permite que o Q8 circule com o motor desligado e que o sistema "Start&Stop" entre em funcionamento aos 22 km/h.
A Audi já confirmou que no momento do lançamento o Q8 estará disponível com um motor diesel de 3.0 litros TDI com 286 cv e 600 Nm de binário máximo. Denominada Q8 50 TDI, esta versão estará acoplada a uma caixa automática de oito velocidades Tiptronic e contará com tracção integral.
Estes números permitem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,3 segundos e uma velocidade máxima na casa dos 231 km/h. No início de 2019 surgirão as versões 3.0 litros TDI de 231cv e 3.0 litros TFSI de 340 cv.
A marca alemã ainda não avançou com preços e só deve fazê-lo mais perto da data de lançamento deste modelo, que está marcada para o terceiro quadrimestre deste ano.