A BMW acaba de revelar ao mundo a terceira geração do BMW Série 1, a primeira em 15 anos que vai contar com versões de tracção dianteira.
A nova imagem vai de encontro às propostas mais recentes da marca de Munique e destaca-se pela enorme grelha dianteira (duplo rim) e pelos novos grupos ópticos, sobretudo os dianteiros (que podem contar com tecnologia LED adaptativa), que ganham mais presença.
Os pára-choques ganharam entradas de ar com formas mais marcadas e as saias laterais são mais proeminentes. O resultado é um modelo com uma linha de cintura mais vincada e com um "look" mais musculado.
Convém ainda recordar que esta geração já não terá variante de três portas, com todas as versões a passarem a ser de cinco. O novo BMW Série 1 está disponível com quatro níveis de equipamento: Advantage, Sport Line, Luxury Line e M Sport.
O novo BMW Série 1 está disponível pela primeira vez com um tejadilho panorâmico eléctrico e conta com novos espaços de arrumação, com destaque para um compartimento à frente do manípulo de mudanças que pode contar com tecnologia de carregamento (de smartphone) por indução.
Destaca-se ainda o ecrã de 10.25 polegadas do sistema de infotainment – equipado com o novo sistema operativo da marca de Munique – e o painel de instrumentos digital com um display de 10.25 polegadas. Isto já para não falar do sistema de Head-Up Display (opcional) de 9.2 polegadas.
Quanto ao resto, nomeadamente a disposição dos comandos e das saídas de ar, é exactamente igual ao que encontramos no novo BMW Série 3, e isso é um elogio.
No que à capacidade do habitáculo diz respeito, a BMW fala num ganho de 33 mm ao nível da altura dos joelhos. Isto deve-se à nova arquitectura do motor e à configuração de tracção dianteira.
Também se registaram evoluções ao nível do volume da bagageira, que cresceu 20 litros e se fixou nos 380 litros.
Os sistemas de alerta de colisão e detector de peões com função de travagem automática em cidade e o sistema de aviso de saída de faixa com sistema de movimento da direcção estarão disponíveis de série na Europa. Por outro lado, sistemas como o alerta de colisão posterior e trânsito cruzado ou o "cruise control" activo com assistência de mudança de faixa são opcionais.
O BMW Série 1 estará disponível com cinco motores distintos, dois a gasolina e três diesel, todos eles capazes de cumprir as normas Euro 6d-TEMP.
As versões 120d e M125i contam com o sistema de tracção integral xDrive, mas o restante catálogo passa a estar disponível com tracção dianteira, tal como acontece com os BMW Série 2 Active Tourer e Gran Tourer.
O 116d, o 118d e o 118i contam (de série) com uma caixa manual de seis velocidades, ainda que as versões 116d e 118i também possam ser equipadas com uma caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades. Já as versões 118d e 118i podem equipar uma caixa (opcional) automática Steptronic de oito velocidades.
Para o 116d, de 116 cv, a BMW reivindica um consumo médio entre os 4,2 e os 3,8 litros por cada 100 quilómetros. Para o 118d (150 cv) este número sobe para os 4,4-4,1 l/100km, ao passo que o 118i (140 cv) tem um consumo médio anunciado de 5,7-5,0 l/100 km. Para o 120d xDrive, que produz 190 cv de potência, a marca de Munique reivindica um consumo médio de 4,7-4,5 l/100km.
Tal como sempre acontece, a versão M135i xDrive (azul) conta com elementos distintos que ajudam a vincar o carácter mais desportivo desta proposta. No exterior destacam-se os pára-choques mais vincados, a dupla saída de escape traseira, as jantes de 19 polegadas e as capas dos espelhos retrovisores pintadas.
Esta versão conta com um motor de quatro cilindros que produz 306 cv de potência e 450 Nm de binário máximo e surge acoplada a uma caixa automática Steptronic Sport de oito velocidades. Estes números permitem acelerações dos 0 aos 100 km/h em 4,8 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h.
Esta é a proposta mais potente da gama "Série 1" e a BMW reivindica consumos médios entre 7,1 e 6,8 litros por cada 100 quilómetros.
Esta versão conta com uma função de "launch control" como novidade e com um diferencial mecânico de deslizamento limitado. Destacam-se ainda os novos travões M Sport e o sistema de direcção específico.
A apresentação do novo BMW Série 1 está marcada para o próximo mês de Junho, no evento #NEXTGen da marca de Munique. A primeira aparição pública será mais tarde, em Setembro, durante o Salão Automóvel de Frankfurt.