Pesquisa
Novos Modelos

Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!

16:50 - 14-02-2018
  57
Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!
Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!
Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!

A BMW reivindica a invenção dos SUV Coupé com o X6 apresentado em 2007 e esse lançamento correu tão bem que sete anos mais tarde, quando lançou a segunda geração do X6, apresentou a mesma fórmula num "pacote" mais pequeno: o BMW X4. E agora foi a vez deste modelo receber uma nova vida com a segunda geração.

A imagem não sofreu alterações radicais, mas está mais refinada e dinâmica. Mas a maior alteração é mesmo no tamanho, já que este novo X4 está mais largo e mais comprido. O comprimento aumentou 7.62 cm, a largura 3.81 cm e a distância entre eixos cresceu 5.08 cm.

A altura continuou praticamente igual (mais 0.25 cm), mas isso não impediu os engenheiros da marca de Munique de pouparem 50 quilos no peso total deste X4 face ao seu antecessor. O centro de gravidade é agora mais baixo para melhorar o comportamento em curva e a distribuição de peso é perfeita: 50% no eixo dianteiro e 50% no eixo traseiro.

A imagem realça ainda mais os aspectos desportivos desta proposta e ganhou exclusividade e refinamento. "Harmoniza uma linha distinta e dinâmica com um uso claro e reduzido das formas", afirmou Adrian van Hooydonk, vice-presidente do design da BMW. O maior destaque vai para as alterações operadas na zona frontal, quer ao nível da enorme grelha (de duplo rim) quer ao nível dos grupos ópticos, que ganharam novos contornos e faróis de nevoeiro com um desenho horizontal.

Gama de equipamento BMW X4

Visto de perfil, a linha do tejadilho ajuda a enfatizar o carácter desportivo desta proposta, sendo que as jantes que podem ir das 19 às 21 polegadas são o detalhe que mais salta à vista. Na traseira, destaca-se o desenho horizontal das luzes traseiras (com tecnologia LED) e as novas saídas de escape incorporadas no pára-choques traseiro. São detalhes que não só ajudam este X4 a distanciar-se da imagem dos "irmãos" X3 e X6 como também dão a sensação de uma maior largura, sobretudo se o colocarmos lado a lado com a primeira geração.

Ainda assim, e tal como já vem acontecendo em toda a gama de SUVs da BMW, os vários pacotes de estilo permitem adequar o "look" exterior deste X4 à imagem (e ás exigências!) de cada um. Estão disponíveis três versões: xLine, M Sport X e M Sport. A primeira, xLine, acrescenta elementos de protecção cromados ao pára-choques dianteiro e traseiro e às saias laterais, sendo que a moldura das janelas também conta com um acabamento em alumínio. Na versão M Sport X destacam-se novos elementos aerodinâmicos que vincam a imagem desportiva deste modelo e contornos das janelas a preto. Já a linha "M Sport" é aquela que garante uma imagem mais agressiva a este X4. Destaca-se os pára-choques mais proeminentes com elementos aerodinâmicos, os detalhes em preto brilhante e a grelha dianteira cromada.

Novo BMW X4 está maior, mais leve e mais desportivo!

Avançando para o habitáculo, percebemos rapidamente que houve um salto em termos da qualidade dos materiais, detalhe que ajuda a acentuar o "ar" premium desta proposta. A iluminação do habitáculo pode ser gerida pelo condutor e pode assumir até seis tons diferentes. Foram introduzidos inúmeros espaços de arrumação para aumentar a funcionalidade deste interior e todo o "cockpit" está "virado" para o condutor. O mesmo é dizer que o painel de instrumentos está mais baixo e a posição de condução mais alta. O objectivo é melhorar a posição de condução e aumentar a visibilidade do condutor.

Ao centro continua um enorme ecrã táctil de 10.25 polegadas que pode ser combinado com o sistema (opcional) head-up display, sendo que todo o sistema de info-entretenimento pode ser controlado por gestos e com recurso à voz. A conectividade fica a cargo do sistema BMW ConnectedDrive e estão disponíveis os assistentes virtuais Amazon Alexa e Google Homevoice. Mas há mais. Estará disponível um tejadilho panorâmico de enormes proporções, assentos regulados electricamente e aquecidos, climatizador de três zonas e um purificador do ar interior que ainda pode perfumar todo o habitáculo (estão disponíveis oito aromas e três níveis de intensidade).

Como seria de esperar, este X4 está "carregado" de tecnologia e de ajudas à condução. Destaca-se o "cruise control" activo, o assistente de permanência em faixa, o alerta de cruzamentos e o assistente de estacionamento. Importa igualmente recordar que está disponível (por opção) a já conhecida chave BMW Display Key que não é mais do que uma chave digital que permite consultar o nível de combustível e autonomia, bloquear as portas, fechar os vidros ou controlar o sistema de climatização.

Outra das alterações que importa referir no interior é o… tamanho! É que se este X4 cresceu no exterior também o fez no interior. Há mais espaço disponível para os ocupantes da frente e, nomeadamente, para os que viajam no banco traseiro. O mesmo acontece com a bagageira, que agora tem uma capacidade de 525 litros. Esta distância pode crescer até aos 1.430 litros com os bancos traseiros rebatidos.

No que a motorizações diz respeito, o novo X4 estará disponível com três propostas a gasolina e quatro diesel. A gama a gasolina é formada pelo 2.0 de 184 e 252 cv e pelo 3.0 de seis cilindros de 360 cv do X4 M40i. Já a gama diesel é formada por um bloco de quatro cilindros de 2.0 litros que estará disponível com 190 e 231 cv e por um seis cilindros de 3.0 litros que estará disponível com 265 e 326 cv de potência. Todos estes blocos estão acoplados a uma caixa automática Steptronic de oito velocidades.

Quando chegar ao mercado, o BMW X4 contará com duas propostas com a assinatura da BMW M performance. Falamos da versão X4 M40i (a gasolina) e da X4 M40d (diesel). Ambas as variantes contam com um "kit" de carroçaria exclusivo que ajuda a vincar o carácter desportivo desta proposta, sendo que os travões, as jantes, a suspensão e todo o sistema de escape também conta com a divisão desportiva da BMW.

O X4 M40i será alimentado por um bloco de seis cilindros em linha de 3.0 litros que debita 360 cv de potência e 500 Nm de binário máximo. Já o X4 M40i contará com um motor de seis cilindros em linha de 3.0 litros que debita 326 cv de potência e 680 Nm de binário.

Até à data, a marca de Munique já vendeu mais de 200 mil exemplares do X4, número que espera aumentar com esta segunda geração. A chegada ao mercado deve acontecer no Início do Verão, sendo que a primeira aparição pública acontece já daqui a dias, no Salão de Genebra, que abre portas em Março.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.