A BMW já apresentou a versão híbrida "plug-in" do novo BMW X5, denominada X5 xDrive45e iPerformance. Esta é a segunda geração da versão híbrida deste SUV e está mais eficiente, mais tecnológica e com mais autonomia.
Um dos maiores trunfos desta versão é o facto de poder circular em modo totalmente eléctrico, algo que só é possível graças à mecânica híbrida que combina um motor a gasolina de 3.0 litros TwinPower Turbo de 6 cilindros que debita 286 cv e um motor eléctrico de 82 kW, o equivalente a 112 cv.
Contas feitas, este BMW X5 híbrido produz uma potência combinada de 394 cv e 600 Nm de binário máximo. Graças a uma caixa automática Steptronic de oito velocidades e um sistema de tracção integral consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,6 segundos e chegar aos 235 km/h de velocidade máxima.
A marca de Munique reivindica um consumo médio de 2,1 litros aos 100 quilómetros e uma autonomia de 80 quilómetros em modo totalmente eléctrico. Porém, ao circular neste modo o X5 fica limitado aos 140 km/h de velocidade máxima.
Do ponto de vista estético as alterações face ao BMW X5 "convencional" são rapidamente reconhecíveis. Destacam-se os apontamentos em azul na grelha dianteira, nos faróis frontais e nas jantes, isto sem esquecer a tampa da tomada de carga que a BMW "arrumou" junto à roda dianteira esquerda.
A capacidade da bagageira do BMW X5 xDrive45e iPerformance está fixada nos 500 litros, cerca de 150 litros a menos que o BMW X5 convencional. Contudo, com os bancos traseiros rebatidos este número sobe para os 1716 litros.
A chegada aos concessionários europeus ainda não tem data marcada, mas a marca de Munique já confirmou o lançamento vai decorrer durante o próximo ano.