Um ano depois de ter mostrado em Pebble Beach o concept que antecipa o novo roadster Z4, a BMW regressou ao "local do crime" para mostrar a versão definitiva do desportivo descapotável, realizado em colaboração com a Toyota.
A apresentação (dita) oficial vai ter lugar no próximo Salão Automóvel de Paris, que decorre de 4 a 14 de Outubro, e nessa altura a marca bávara vai anunciar a gama de motores que propõe para este roadster.
Para já ficou claro que a BMW regressou ao passado com a terceira edição do Z4, que volta a adoptar uma capota em lona, "à antiga". O modelo apresentado na Califórnia deixa antever que poderão surgir várias propostas de combinações de cor entre a carroçaria e a capota.
Para além desta aposta do departamento de marketing, importa destacar o apuro da forma conseguido pelos responsáveis do design, que sublinharam o carácter desportivo com pequenos detalhes que fazem grandes diferenças. É o caso das pequenas nervuras visíveis no capot, onde a grelha dianteira surge muito baixa para acentuar o carácter desportivo que também surge nas grandes tomadas de ar dianteiras, passa pelos grupos ópticos, segue pela elegância do perfil e chega a uma traseira onde o volumoso pára-choques e as saídas de escape salientam a imagem desportiva.
Se a imagem do novo Z4 não foge muito ao estilo do protótipo que lhe deu origem, o mesmo acontece no habitáculo onde o tablier está orientado para o condutor que pode contar com dois grandes ecrãs: um está atrás do volante e é o painel de instrumentos configurável, o outro na parte superior da consola central reúne vários comandos, que vão da condução ao ar condicionado e a todas funções info-entretenimento.
O Z4 3.0 Twin-Power turbo de 340 cv que a BMW mostrou na Califórnia impressionou com as suas performances – é capaz de passar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. Mas, se para já esta é a única motorização confirmada, ninguém duvida de que vão surgir muitas mais propostas.