Depois de vários "teasers" a Bugatti apresentou finalmente o Bugatti Divo, uma edição limitada derivada do Bugatti Chiron, em Pebble Beach, na Califórnia (EUA). Serão feitas apenas 40 unidades e apesar de cada uma ter um preço base de 5 milhões de euros, já estão todas esgotadas.
É certo que esta é uma versão derivada do Chiron, mas as diferenças entre ambos os modelos são mais do que muitas, sobretudo ao nível da aerodinâmica. Destaca-se o pára-choques dianteiro com entradas de ar maiores, o "capot" musculado e com uma tomada de ar central, saias laterais mais musculadas, cavas das rodas mais proeminentes, uma barbatana traseira que se prolonga até ao "aileron" e claro, um difusor traseiro de dimensões generosas para optimizar o fluxo de ar que passa por baixo do Divo.
Por comparação com o Chiron o Divo é 35 quilos mais leve, graças ao uso da fibra de carbono. Contudo, e graças aos muitos apoios aerodinâmicos que ganhou, consegue gerar mais 90 quilos de força descendente do que o modelo que lhe serve de base, para um total de 435 quilos.
Estas alterações aerodinâmicas garantem ao Divo um "look" mais radical mas estão longe de ser uma "decisão" puramente estética. É que para este Divo a missão da Bugatti era fazer um carro capaz de "atacar" curvas a grande velocidade, sobretudo em circuito. Para isso é fundamental a carga aerodinâmica adicional, bem como as alterações que a marca francesa operou na suspensão e no chassis.
O Bugatti Divo é capaz de suportar forças de até 1.6 G em curva e de acelerar até aos 380 km/h, uma velocidade de ponta bastante inferior à do Chiron e até à do Veyron. O motor continua a ser o mesmo W16 de 8.0 litros de 1.500 cv de potência, mas a aerodinâmica mais radical "rouba" alguns quilómetros na aceleração em recta, dando mais apoio e mais velocidade a este Divo em curva.
Ninguém tem dúvidas em afirmar que este Divo é uma das criações mais especiais que alguma vez saiu da fábrica da Bugatti em Molsheim. O nome é uma homenagem ao piloto francês Albert Eugène Diwo, que nos anos 20 ganhou a mítica Targa Florio por duas ocasiões com modelos da marca francesa.
A Bugatti já confirmou que só vai construir 40 unidades deste modelo e que cada um vai custar 5 milhões de euros. Acha caro? Já estão todos reservados! É que a Bugatti mostrou este modelo exclusivo a 40 donos do Bugatti Chiron antes do apresentar ao mundo e todos avançaram para a compra…