A Ford apresentou esta terça-feira o novo Kuga, que não só sofreu uma renovação total ao nível da imagem como se apresenta com uma oferta de cinco motorizações distintas, entre as quais três variantes híbridas: híbrido, híbrido Plug-In e Mild Hybrid.
Este é o primeiro SUV da Ford a ser construído com base na plataforma C2 da marca da oval azul. O resultado é um modelo mais espaçoso que o anterior, cerca de 90 quilos mais leve e com uma rigidez torsional 10% superior. Contas feitas, este novo Kuga é 89 mm mais comprido que a versão anterior, 44 mm mais largo, 20 mm mais baixo e tem uma distância entre eixos 20 mm superior. O aumento ao nível da largura e da distância entre eixos, bem como a menor altura, prometem maior estabilidade e permitiram aos designers criar linhas mais fluídas e simplificadas.
O novo Kuga está disponível com 12 cores distintas e pode ser encomendado com vários níveis de equipamento.
Titanium: Pára-choques dianteiro, difusor traseiro e retrovisores pintados na mesma cor da carroçaria, jantes de 17 polegadas de série e luzes diurnas LED.
Vignale: Este nível de equipamento acrescenta acabamentos em alumínio nas barras do tejadilho, nos pára-choques, nos pousa-pés laterais, na grelha dianteira e nas saídas de escape duplas. Destaca-se ainda as jantes de 18 polegadas, os bancos em pele com costuras hexagonais e o volante em couro.
ST Line: Esta versão conta com o tratamento da Ford Performance e é a mais desportiva das disponíveis. Isso fica visível ao nível dos pára-choques (na cor da carroçaria), no difusor traseiro, na grelha e nas barras de tejadilho com acabamento preto. A traseira é marcada por escapes duplos e por um "spoiler" traseiro e as jantes variam entre as 18 polegadas (de série) e as 19 (opcional).
No interior destacam-se os bancos ST Line com costuras em vermelho, os pedais em alumínio e o "lettering" ST Line "espalhado" por todo o habitáculo, desde o volante aos tapetes.
Se a imagem do Kuga representa uma enorme evolução face ao passado, é no campo da mecânica que este SUV da Ford marca mais pontos. É certo que a Ford já tinha anunciado em Janeiro que a partir do novo Focus todos os novos modelos iriam contar com uma versão electrificada, mas no caso do Kuga não há uma mas sim três variantes híbridas.
O Kuga híbrido plug-in estará disponível desde o lançamento e combina um motor a gasolina de 2.5 litros e quatro cilindros com um motor eléctrico, um gerador e uma bateria de 14.4 kWh de capacidade para uma potência combinada de 225 cv.
Este é o primeiro híbrido plug-in da marca da oval azul na Europa e a autonomia anunciada no modo eléctrico é de 50 km. Este modelo está disponível com quatro modos de gestão de bateria (EV Auto, EV Now, EV Later e EV Charge) e com uma tomada de 230 V o carregamento é feito em 4 horas.
O Kuga está ainda disponível na variante EcoBlue Hybrid, um mild hybrid com um motor diesel EcoBlue 2.0 de 150 cv que utiliza um motor de arranque/gerador associado a uma bateria de lítio com 48 Volts.
Este sistema funciona como um motor que utiliza a energia armazenada para aumentar o binário em condições normais de condução e de aceleração e permite que o sistema "start/Stop" seja accionado mais vezes.
O Kuga está ainda disponível com um sistema propulsor híbrido que combina um motor a gasolina de 2.5 litros com um motor eléctrico, um gerador e uma bateria de iões de lítio. Esta versão só estará disponível mais tarde, em 2020, e estará disponível com tracção dianteira e tracção integral. A Ford reivindica consumos na ordem dos 5,6 litros por cada 100 km.
Motorizações convencionais
Além das variantes híbridas o novo Ford Kuga também está disponível com motorizações diesel e a gasolina. A oferta diesel é formada por um motor 1.5 de 120 cv (4,8 litros/100 km) e por um bloco de 2.0 litros com 190 cv (5,7 litros/100 km).
Já a gama a gasolina é composta pelo motor EcoBoost de 1.5 litros que pode assumir dois níveis de potência: 120 e 150 cv. A Ford reivindica consumos na ordem dos 6,5 litros por cada 100 km e destaca a tecnologia de desactivação de cilindros que pode ser operada em apenas 14 ms.
Tal como referimos no início, o novo Kuga oferece mais espaço disponível para os seus ocupantes. Na dianteira há mais 43 mm de espaço para os ombros e na traseira há mais 20 mm disponíveis. Toda a fila de bancos traseira pode deslizar para a frente e permite aumentar o volume de carga da bagageira em 67 litros, ainda que a Ford não tenha revelado o volume total de carga da mala.
Pela primeira vez o Kuga está disponível com um modem integrado que se converte num hotspot para um máximo de 10 dispositivos. Isto, juntamente com a aplicação FordPass, permite ver a localização em tempo real do automóvel, abrir as portas e ligar o motor (só nas versões com caixa automática) remotamente.
O painel de instrumentos de 12,3 polegadas é um dos maiores destaques deste habitáculo e é complementado por um ecrã central e por um sistema de som B&O com 10 altifalantes que produz 575 W. E se é amante de música há mais novidades para si, é que a Ford equipou este Kuga com um sistema de cancelamento de ruído semelhante ao que encontramos nos "headphones" com esta tecnologia. O sistema usa três microfones para medir o ruído do motor e da transmissão para criar ondas opostas capazes de anulas a destes ruídos.
Como seria de esperar, o novo Kuga estará disponível com as mais recentes tecnologias de auxílio à condução e de segurança da Ford. Destaca-se o sistema de permanência em faixa com aviso de ângulos mortos, assistente de pré-colisão com detector de peões e ciclistas, "cruise control" adaptativo com reconhecimento de sinais e sistema de auxílio à condução.