O novo Honda Civic Sedan, o compacto e desportivo de quatro portas da Honda, acaba de fazer a sua estreia comercial no nosso país. As novidades são muitas e é com ele que a marca nipónica quer "dar um passo em frente no segmento C". A fabricante do país do sol nascente diz ainda que o programa de desenvolvimento deste Civic Sedan "foi o maior de um só modelo em toda a história da marca".
Na versão com caixa manual os 182 cv de potência surgem às 5.500 rpm e o binário máximo de 240 Nm surge entre as 1.900 e as 5.000 rpm. Por seu turno, na versão com caixa CVT a potência máxima está disponível às 6.000 rpm e o binário de 220 Nm aparece entre as 1.700 e as 5.500 rpm. A versão com caixa manual passa dos 0 aos 100 km/h em 8,4 segundos e acelera até aos 210 km/h. Já a transmissão CVT completa o registo dos 0 aos 100 km/h em 8,1 segundos e tem uma velocidade máxima fixada nos 200 km/h.
A Honda garante que "com a herança dos seus 40 anos, o Civic mantém-se fiel ao seu conceito original de ‘um automóvel para todos e um veículo para o mundo’", pelo que os "designers" da marca japonesa fizeram um compromisso entre um "design distinto, estilo desportivo e funcionalidade prática". O resultado disso é um Civic com "cara" agressiva e com uma presença bastante forte, sendo que para isso muito conta o facto deste Civic Sedan ser 46 mm mais largo, 20 mm mais baixo e 74 mm mais comprido que o seu antecessor.
Esta agressividade é ainda vincada pelas jantes e pneus de maiores dimensões e por uma maior distância entre eixos, sem esquecer que todo este trabalho também deu frutos no comportamento, já que todas estas alterações resultam numa melhor aerodinâmica.
A plataforma usada neste modelo é uma estreia e, segundo a Honda, é mais leve e mais rígida. Esta carroçaria pesa menos 16 kg do que a do Civic da geração anterior e garante mais 52% de rigidez à torção. Isto, juntamente com a nova configuração da suspensão, permitiram melhorar a experiência de condução de um modelo cujo comportamento dinâmico foi desenvolvido no mítico Nürburgring e em diversos troços de estrada na Alemanha e na Grécia.
A Honda reivindica um interior com um maior nível de conforto e mais sofisticado, sendo que para isso muito contribui o aumento da qualidade dos materiais usados. O ecrã táctil de sete polegadas situado no topo da consola central é a "estrela" deste interior e conta com o sistema Honda Connect que tem integração total com as plataformas Apple CarPlay e Android Auto. Mas o painel TFT a cores de sete polegadas situado em frente ao condutor não passa despercebido, já que incorpora um conta-rotações digital e um velocímetro digital.
Convém igualmente recordar que este Honda Civic Sedan conta de série (em toda a gama) com o sistema Honda SENSING que incorpora tecnologias de segurança activa como o sistema de travagem atenuante de colisões, alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa de rodagem, sistema de assistência à manutenção na faixa de rodagem, "cruise control" adaptativo, reconhecimento de sinalização de trânsito e limitador inteligente de velocidade.
O novo Honda Civic Sedan está disponível em Portugal por um preço que começa nos 28.300 euros para a versão com caixa manual de seis velocidades e para o nível de equipamento "Comfort" e pode ir até aos 35.700 euros, na versão com caixa automática CVT e no nível de equipamento "Executive".
A campanha de lançamento do novo Civic Sedan no nosso país oferece 1.500 euros de valorização adicional da retoma, que podem ser acumulados com a campanha de financiamento que contempla um desconto de 1.250 euros. A esta campanha acresce a oferta de 5 anos de garantia Honda e 5 anos de assistência em viagem.
Tabela de Preços:
Caixa manual de seis velocidades
Comfort – 28.300 euros
Elegance – 30.300 euros
Executive – 33.700 euros
Caixa automática CVT
Elegance – 32.360 euros
Executive – 35.700 euros