
















A Jaguar apresentou o renovado F-Type mas decidiu fazê-lo de uma forma totalmente inesperada: fê-lo com com um modelo à escala 1:64 que desafiou os limites da gravidade numa pista Hot Wheels com 232 metros de comprimento.
Instalada no novo centro de design da marca britânica, que o AQUELA MÁQUINA já foi conhecer, esta pista conta com 25 loops, três saltos fantásticos e com 44 curvas apertadas. Foi este o cenário escolhido para testar o novo F-Type, que durante este "exercício" chegou aos 480 km/h de velocidade máxima (ver vídeo).
Mas se este modelo à escala depende unicamente da gravidade para acelerar, o modelo real chega ao mercado com uma gama de motores a combustão formado por um bloco de quatro cilindros com 300 cv de potência e com dois motores V8 sobrealimentados com 450 e 575 cv, respectivamente.
O motor V6 que já conhecíamos da gama despede-se do continente europeu, mas em contrapartida a versão mais potente da gama, a "R", ganhou 25 cv e passou a produzir uns impressionantes 575 cv de potência.
Tal como acontece com todas as motorizações disponíveis, a versão mais potente deste bloco de oito cilindros está associada a uma caixa sequencial de oito velocidades Quickshift, ainda que só esteja disponível com tracção integral, ao contrário das versões com 450 cv e 300 cv, que também estão disponíveis com tracção às rodas traseiras.
Por fim, a versão mais potente da gama, com 575 cv, chega aos 300 km/h de velocidade máxima e será capaz de ir dos 0 aos 100 km/h em menos de 4 segundos, mais concretamente em 3,7 segundos.
Quanto à imagem, registam-se mudanças mínimas. Ainda assim, as principais alterações surgem na dianteira, que ganhou novos faróis horizontais, uma grelha de maiores dimensões, um capot mais comprido e um pára-choques redesenhado.
No interior também pouco ou nada mudou, mesmo que seja notório um reforço da oferta tecnológica e da qualidade dos materiais. Destaca-se o novo painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e o ecrã central de 10 polegadas que serve de terminal para o sistema de infotainment.
O novo Jaguar F-Type já está disponível para encomenda e chega a Portugal em Março do próximo ano. Os preços da versão Coupé começam nos 81.716 euros e vão até aos 169.868 euros da variante mais potente da gama, a R.
Já a versão descapotável começa nos 89.189 euros e vai até aos 176.573 euros da versão R com 575 cv.
Tabela de preços completa para Portugal:
Versão | Potência (cv) | Emissões de CO2 (g/km) | Preço (euros) |
---|---|---|---|
F-Type Convertible | |||
2.0 Standard RWD | 300 | 221 | 89 189,95 |
2.0 R-Dynamic RWD | 300 | 221 | 92 239,79 |
2.0 First Edition RWD | 300 | 221 | 103 246,30 |
5.0 V8 R-Dynamic RWD | 450 | 246 | 142 638,57 |
5.0 V8 First Edition RWD | 450 | 246 | 151 608,74 |
5.0 V8 R-Dynamic AWD | 450 | 252 | 149 943,25 |
5.0 V8 First Edition AWD | 450 | 252 | 159 232,69 |
5.0 V8 R AWD | 575 | 243 | 176 573,33 |
F-Type Coupe | |||
2.0 Standard RWD | 300 | 220 | 81 716,69 |
2.0 R-Dynamic RWD | 300 | 220 | 84 767,53 |
2.0 First Edition RWD | 300 | 220 | 96 526,61 |
5.0 V8 R-Dynamic RWD | 450 | 246 | 135 161,29 |
5.0 V8 First Edition RWD | 450 | 246 | 144 627,64 |
5.0 V8 R-Dynamic AWD | 450 | 253 | 143 013,91 |
5.0 V8 First Edition AWD | 450 | 253 | 152 937,60 |
5.0 V8 R AWD | 575 | 243 | 169 868,35 |
Ver esta publicação no Instagram