A Kia introduziu uma série de alterações estéticas no novo Optima, bem como novos motores. Este modelo, que na Europa se comercializa como berlina e como carrinha (Sportswagon), tem a sua estreia pública marcada para a próxima semana, no Salão Automóvel de Genebra, e chegam ao mercado no quarto trimestre deste ano.
O outro motor introduzido na gama é um 1.6 T-GDi a gasolina de 180 cv combinado com uma caixa automática de sete velocidades de dupla embraiagem que envia a potência para o eixo dianteiro. Este motor vem complementar o bloco a gasolina 2.0 T-GDi de 245 cv que já conhecemos da gama do Optima.
Outra das novidades é o novo Drive Mode Selector que deixa o condutor escolher entre quatro modos de condução distintos: Eco, Comfort, Sport e Smart. Este sistema altera o comportamento do motor, da direcção e das relações da caixa, este último apenas disponível nas transmissões automáticas.
Explicadas que estão as alterações mecânicas, importa olhar para o que mudou no desenho da carroçaria. Como já deve ter percebido, não é fácil identificar as diferenças, mas acredite que existem. Os pára-choques, por exemplo, foram redesenhados. A dianteira passa a contar com um desenho mais agressivo, com linhas mais vincadas e com faróis de nevoeiro com tecnologia LED.
No interior, o volante multifunções de desenho desportivo e com uma secção cromada e a consola central co um ecrã de 7 ou 8 polegadas são o centro de todas as atenções. O sistema de entretenimento é compatível com Apple CarPlay e Android Auto e a iluminação de ambiente do habitáculo pode assumir seis cores diferentes.
Também no campo da segurança e das ajudas de condução se registam novidades. A marca sul-coreana implementou um novo sistema detector de fadiga, um assistente de prevenção de colisões frontais e sistema de permanência na faixa de rodagem.