O novo Land Rover Defender já chegou. A missão de substituir um automóvel tão icónico quanto o Defender era hercúlea, ou não tivesse este modelo estado em produção durante 67 anos consecutivos, mas a Land Rover assumiu a tarefa e trouxe-o para o séc. XXI. O resultado? Um todo-o-terreno robusto, capaz de ‘trepar paredes’ e com os mais recentes sistemas de tecnologia e segurança da marca de Solihull.
A forma do Defender original é uma das mais reconhecidas na indústria automóvel, pelo que não é fácil olhar para este modelo e reconhecê-lo já como tal. Seria muito mais fácil criar um Defender igual ao original mas com elementos modernos, mas a Land Rover não quis ir pela via mais fácil e apresentou-nos um modelo com identidade própria, com acabamentos robustos e com linhas muito simples.
Se olharmos com atenção, percebemos que o perfil é facilmente reconhecível, apesar da forma ser inovadora e de nos transmitir uma sensação de robustez, detalhe que assenta que nem uma luva num automóvel que carrega em si décadas e décadas de aventuras fora de estrada.
"O novo Defender respeita o seu passado, mas não é limitado por este. Este é um novo Defender para uma Nova Era. A sua personalidade única é realçada pelo perfil distinto e proporções equilibradas, o que o torna extremamente desejável e muito capaz: um 4x4 visualmente atraente que conjuga a sua integridade de design e engenharia com um compromisso inabalável", afirmou Gerry McGovern, Chief Design Officer da Land Rover.
A maior revolução, porém, aconteceu no interior, agora dominado por ecrãs tácteis, painéis digitais e por materiais da mais elevada qualidade. Contudo, o habitáculo é muito funcional e muito simples, tal como no Defender original. Destacam-se os parafusos à vista, os painéis das portas expostos e claro, o terceiro banco entre os dois da frente, como nos primeiros modelos Land Rover.
Outro dos destaques é o piso de borracha, muito resistente e fácil de limpar. O tecto de abrir deslizante em lona, apesar de opcional, também não passa despercebido, já que abrange todo o tejadilho e permite criar uma sensação de descapotável.
Como seria de esperar, o novo Defender chega com as mais recentes soluções tecnológicas da marca de Solihull. Incorpora um ecrã táctil da nova geração com o sistema de informação e entretenimento Pivi Pro e um painel de instrumentos digital.
Este é, muito provavelmente, o ponto mais polémico do novo Defender, que ao contrário do Jeep Wrangler ou do Mercedes Classe G, que continuam a assentar num chassis de longarinas e travessas, passa a recorrer a uma plataforma monobloco em alumínio da Jaguar Land Rover, denominada D7x. A marca diz que esta estrutura é três vezes mais rígida que a solução tradicional de longarinas e travessas, mas sabemos que também será melhor para acomodar as versões electrificadas.
Mas não pense que isso obrigou a comprometer o rendimento fora de estrada, longe disso, até porque é aí que este Defender quer continuar a dar cartas. Para o Defender 110, equipado com uma suspensão pneumática e com uma altura ao solo máxima de 291 mm, a marca reivindica ângulos de ataque, ventral e de saída de 38º, 28º e 40º, respectivamente. Já para a versão 90 os valores anunciados são de 38º, 31º e 40º. O declive máximo é de 45º.
Com uma capacidade de reboque de 3500 quilos, este Defender suporta uma carga máxima de 900 kg, carga estática no tejadilho de até 300 kg e carga dinâmica no tejadilho de 168 kg.
O Defender estará disponível com dois motores diesel e dois blocos a gasolina. No campo dos diesel temos dois motores de quatro cilindros em linha de 2.0 litros com 200 (D200) e 240 (D240) cv de potência.
Já a gama dos gasolina é formada por um quatro cilindros de 2.0 litros com 300 cv (P300) e por um seis cilindros com 3.0 litros associado a um sistema semi-híbrido 48 V que produz 400 cv (P400). No próximo ano vai chegar o Defender P400e, uma versão inédita que se traduz num híbrido plug-in.
Todas as motorizações estão associadas a uma caixa automática de oito velocidades da ZF, com a potência a ser enviada para as quatro rodas. Há uma caixa de transferência de duas velocidades, um diferencial central e um opcional bloqueio do diferencial activo.
A Land Rover propõe várias opções de personalização para o novo Defender, que além de contar com duas carroçarias, 90 e 110, ainda conta com cinco níveis de equipamento: Defender, S, SE, HSE e Defender X. Em cima disto estão ainda disponíveis quatro pacotes de estilo: Explorer, Adventure, Country e Urban.
Com chegada prevista para a próxima Primavera, o Defender 90 vai começar nos 80.500 euros em Portugal. A versão mais longa, denominada Defender 110, arranca nos 87.344 euros.
Na fase de lançamento estarão apenas disponíveis as motorizações D240 e P400 na versão Defender 110. Seis meses depois chega a versão mais curta, Defender 90, e com ela as restantes motorizações.
Também para o ano serão reveladas as versões comerciais, com jantes em aço, menos equipamento e claro, um preço bastante mais baixo (ver galeria).