Tal como já se esperava, a Mercedes apresentou esta terça-feira no CES 2019, em Las Vegas, a nova geração do CLA, que tem uma imagem claramente inspirada no novo CLS. Apesar das linhas do novo Classe A estarem bem visíveis no novo CLA, este modelo de três volumes pode ser visto como uma espécie de "mini CLS", e isso é um elogio.
O mesmo é dizer que o novo CLA está mais comprido, mais tecnológico, mais dinâmico e com uma imagem mais desportiva. Mas vamos por partes.
Primeiro importa dizer que este CLA conta com uma distância entre eixos superior face ao modelo da geração anterior e por comparação é 48 mm mais longo, 53 mm mais largo e 2 mm mais baixo, números que se traduzem numa silhueta mais esguia e num habitáculo com mais espaço disponível, sobretudo no banco traseiro. Por comparação com o Classe A Sedan, este novo CLA mede mais 9 cm (4,64 metros).
As vias também foram dilatadas em 63 mm no eixo dianteiro e 55 mm no eixo traseiro, permitindo um centro de gravidade mais baixo e, por consequência, uma dinâmica mais apurada. Para isto também contribui uma nova barra estabilizadora mais grossa e um eixo traseiro multi braço. A oferta de jantes varia entre 16 e 19 polegadas.
No que à imagem diz respeito, destaca-se a dianteira inclinada para a frente, o enorme "capot", a grelha "diamante" e claro, a assinatura luminosa. Estes detalhes garantem um ar musculado a esta proposta, que agora conta com uma secção traseira muito semelhante à do seu irmão mais velho, o CLS.
Outro dos destaques é a localização da matrícula traseira, que agora surge no pára-choques traseiro e não no portão da bagageira, tal como acontecia no modelo anterior. Pode parecer um pormenor, mas garante uma imagem mais "limpa".
A marca de Estugarda destaca ainda o novo sistema de iluminação ambiente inteligente que é capaz de iluminar zonas específicas do veículo quando aproximamos a mão. Se o condutor estender a mão até ao assento do passageiro da frente, a iluminação desse assento será activada até que volte a retirar a mão.
Escusado será dizer que conta com as mais recentes tecnologias de assistência à condução e segurança da marca de Estugarda, tais como o sistema de travagem de emergência, o sistema de permanência em faixa e o "cruise control" adaptativo que ajusta a velocidade de acordo com o automóvel que segue imediatamente à frente.
O modelo que a Mercedes levou ao CES foi o CLA 250, equipado com um motor turbo de quatro cilindros e 2.0 litros que produz 225 cv de potência e 350 Nm de binário. Ainda assim, quando o novo Mercedes CLA chegar ao mercado estará disponível com propostas diesel e gasolina que podem ser combinadas com caixa manual ou automática e com o sistema de tracção integral 4MATIC.
O novo Mercedes CLA tem chegada prevista ao mercado para Maio deste ano e será construído na unidade de produção de Kecskemét, na Hungria.