O novo Mercedes GLB, o SUV compacto que a marca de Estugarda apresentou em Junho, já tem uma versão mais radical assinada pela AMG.
Denominada GLB 35 4MATIC, esta variante tem por base a linha AMG e distingue-se das restantes através de elementos como a grelha do radiador específica da AMG, que é utilizada pela primeira vez num modelo da série 35, os pára-choques mais musculados, o difusor traseiro, as ponteiras de escape redondas e claro, o spoiler que prolonga a linha do tejadilho.
A isto ainda temos de somar as jantes de 19 polegadas com a assinatura da Mercedes-AMG e o sistema de travões com pinças prateadas.
No interior, tudo se mantem face ao GLB convencional, mas as características desportivas foram reforçadas. Isso fica visível nos bancos com maior apoio, no volante desportivo e nos ecrãs específicos do sistema multimédia e do painel de instrumentos digital.
Este é o primeiro modelo da Mercedes-AMG a contar com uma terceira fila de bancos, pelo que pode acomodar até sete passageiros. Ainda assim, a Mercedes aponta uma altura máxima de até 1,68 metros para quem se senta nesses bancos
Deixámos o mais importante para o fim, o motor, é que a alimentar este SUV está um bloco de dois litros de quatro cilindros que produz 306 cv de potência e 400 Nm de binário máximo, números que lhe permitem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,2 segundos e chegar aos 250 km/h de velocidade máxima.
Este motor sobrealimentado faz equipa com uma caixa automática de oito velocidades e com um sistema de tracção integral totalmente variável da AMG. A configuração pode variar entre tracção puramente dianteira até uma distribuição na proporção de 50:50 entre os eixos dianteiro e traseiro.
Apesar de ser uma carroçaria aventureira, a Mercedes garante que a suspensão AMG deste modelo está afinada para explorar todo o potencial dinâmico do GLB 35 4MATIC. Apesar dos registos desportivos, a Mercedes reclama consumos de apenas 7,5 litros por cada 100 quilómetros percorridos, um valor respeitável para um automóvel com estas características.
Ainda não é conhecida a data de chegada ao mercado português, muito menos os preços. Porém, importa lembrar que a versão mais cara até ao momento era a GLB 250 4MATIC (224 cv) de 52.350 euros e que a gama começa nos 42.350 euros da variante GLB 180d.