Entra na linha de montagem alemã de Rüsselsheim este ano, embora não se saiba ainda quando os primeiros exemplares chegarão aos concessionários.
Eis as primeiras imagens do novíssimo Opel Astra, que dará também o tiro de partida para a electrificação da gama.
"O futuro Astra abrirá um novo e entusiasmante capítulo nos 30 anos de história do nosso modelo", sublinha Michael Lohscheller, presidente da insígnia alemã.
"Estamos confiantes de que a próxima geração do Opel Astra irá causar uma forte impressão e atrair muitos novos clientes para a marca".
Sem surpresa, o Astra reinterpreta a nova filosofia estilística Opel Vizor estreada no Mokka.
O novo rosto, que se alarga por toda a frente, comporta os faróis ultra-finos IntelliLux LED, embora a imagem fugidia não dê para perceber muito mais.
Atrás, surge ao centro a identificação do modelo na superfície ‘limpa’ da porta da bagageira.
O interior revela o posto de condução Pure Panel de nova geração, com as superfícies totalmente vidradas.
Os dois ecrãs digitais de grandes dimensões, num formato horizontal orientado para o condutor, apresentam todas as informações necessárias à condução.
Os controlos físicos foram reduzidos ao mínimo, "substituídos" por teclas trabalhadas.
A marca germânica anuncia ainda um habitáculo de elevada qualidade, realçado pelas formas, texturas e materiais utilizado.
E, embora não se perceba de forma clara nas imagens divulgadas, o novo volante multifunções e os bancos dianteiros terão uma ergonomia superior.
Proposta nas variantes hatchback de cinco portas e station wagon Sports Tourer, a próxima geração do Opel Astra será construída sobre uma evolução da plataforma EMP2, em que é construído o novo Peugeot 308.
A produção terá início ainda este ano, na fábrica de Rüsselsheim, ficando por saber quando os primeiros exemplares irão chegar ao mercado.
Desconhecidas serão também as motorizações que irão equipá-lo, sabendo-se apenas que terá uma versão híbrida plug-in, que poderá ficar sob a alçada da linha desportiva GSi.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?