A Opel revelou esta quinta-feira a versão eléctrica do Combo, o comercial ligeiro da marca germânica que chegará aos concessionários europeus no Outono.
Com uma potência de 100 kW (136 cv) e 260 Nm, o Opel Combo-e acelera dos 0 aos 100 km/hora em 11,2 segundos.
O recarregamento de 80% da bateria de 50 kWh que alimenta o motor eléctrico é conseguido em 30 minutos numa estação rápida de 100 kW.
O Combo-e pode ainda ser equipado com um carregador de bordo trifásico de 11 kW ou monofásico de 7,4 kW.
Proposto em duas volumetrias, a variante mais pequena do do Opel Combo-e mede 4.400 mm de comprimento, enquanto a distância entre eixos chega aos 2.785 mm.
A capacidade do furgão varia entre os 3.300 e 3.800 litros nos 3.090 mm de espaço de carga que tem, suportando uma carga máxima até 800 quilos e uma capacidade de reboque até 750 quilos.
A variante XL, do qual também existe uma versão mista para cinco pessoas, tem um comprimento de 4.750 mm, com 2.975 mm de distância entre eixos, e 3.440 mm de capacidade de carga, correspondente a 4.400 litros.
Ambas as versões comerciais do Opel Combo-e contam de série com vários sistemas de segurança e tecnologias de apoio à condução.
Entre os mais importantes contam-se o aviso de cansaço do motorista, alerta de colisão frontal com com detecção de peões, travagem automática de emergência e reconhecimento de sinais de trânsito.
O sistema Surround Rear Vision, proposto em opção, permite evitar colisões com ciclistas e peões ao descrever curvas para a direita, graças a duas câmaras que oferecem visibilidade adicional para as zonas traseira e lateral.
A câmara de marcha-atrás pode ser complementada com o sistema Flank Guard, com sensores que auxiliam manobras em espaços apertados.
O indicador de sobrecarga alerta o condutor quando o furgão está perto de atingir a capacidade máxima de carga útil.
Para tornar a utilização do Combo-e o mais prática possível, a plataforma OpelConnect, a aplicação myOpel e os Free2Move Services – marca de mobilidade da PSA – oferecem soluções especiais adequadas a veículos eléctricos.
Os sistemas Multimedia Radio e Multimedia Navi Pro integram um ecrã táctil de oito polegadas, com integração de telemóveis via Apple CarPlay e Android Auto.
O novo Combo-e irá chegar aos concessionários no Outono, juntando-se ao Vivaro-e. Ainda neste ano está prevista a chegada do Movano-e.
Até 2024, a Opel irá contar, pelo menos com uma versão electrificada em cada modelo da sua gama de passageiros e de comerciais ligeiros.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?