O novo Peugeot 208, que na semana passada fugiu para a "net", foi esta segunda-feira apresentado de forma oficial pela marca francesa. Estreia a nova plataforma CMP, está bastante mais tecnológico e chega com uma variante totalmente eléctrica.
A primeira aparição pública está marcada para a próxima semana, durante o Salão Automóvel de Genebra, mas a estreia comercial só vai acontecer no Outono. Quando chegar ao mercado o novo Peugeot 208 contará com proposta diesel e gasolina, mas é a versão eléctrica, denominada Peugeot e-208, que mais atenções desperta.
Esta versão eléctrica é a principal novidade da nova geração deste pequeno utilitário francês, mas está longe de ser a única. A plataforma modular CMP também merece o nosso destaque e, de acordo com a Peugeot, permite uma redução de peso de 30 quilos face à plataforma anterior. Além disso, também garante melhorias ao nível do isolamento acústico e térmico e claro, de toda a aerodinâmica do modelo.
O novo Peugeot 208 é bastante mais largo e mais baixo que o 208 da geração anterior, características que lhe garante um ar mais musculado e agressivo. Esta tendência fica ainda mais vincada por culpa das linhas agressivas, das cavas das rodas mais proeminentes e do "capot" mais comprido.
A assinatura luminosa com as três garras do leão acompanha aquilo que a marca francesa tem usado nos seus últimos modelos e transforma por completo a imagem deste modelo. Destaca-se ainda a moldura em preto que junta os dois faróis traseiros (apenas nas versões GT e GT Line), o difusor traseiro com duas saídas de escape cromadas e claro, jantes que podem ir até às 17 polegadas.
Dentro do habitáculo destaca-se o volante desportivo de pequenas dimensões e achatado em cima e em baixo, o painel de instrumentos digital, o enorme ecrã que "flutua" por cima da consola central e os acabamentos em preto piano que contrastam com os vários detalhes cromados.
O interior deste 208 é em tudo semelhante ao que já conhecemos de modelos como o novo 508 ou o 3008, e isso é um enorme elogio, afinal estamos a falar de um pequeno utilitário. Ainda assim, este modelo estreia a nova geração do Peugeot i-Cockpit que combina um painel de instrumentos digital 3D com um ecrã central de 5, 7 ou 10 polegadas, de acordo com o nível de equipamento seleccionado.
O novo Peugeot 208 está equipado com os mais recentes sistemas de ajuda à condução da marca do leão. Destacamos o Drive Assist, que conta com funções como o ‘cruise control’ adaptativo com função "Stop&Go" (nas versões com caixa automática EAT8), Lane Position Assist, que permite manter a posição na faixa, Full Park Assist (estacionamento automático), sistema de travagem de emergência, sistema de alerta de saída de faixa, sistema de monitorização do condutor, alerta de ângulo morto e sistema reconhecimento de sinais.
Quando chegar ao mercado, no Outono deste ano, o novo Peugeot 208 estará disponível com motores a gasolina, diesel e uma versão eléctrica. A oferta a gasolina será formada por três motores PureTech de três cilindros de 1.2 litros com potências de 75 (caixa manual de 5 velocidades), 100 (caixa manual de 6 velocidades ou automática de 8) e 130 cv (caixa automática de 8 velocidades). A oferta diesle é composta pelo BlueHDi de 4 cilindros e 1.5 litros com 100 cv de potência que será associado com uma caixa manual de 6 velocidades.
Denominada e-208, a versão totalmente eléctrica do Peugeot 208 é alimentada por um propulsor eléctrico com uma potência equivalente a 136 cv e 260 Nm de binário. Este motor "forma equipa" com um "pack" de baterias de 50 kWh que permite uma autonomia de 340 quilómetros de acordo com o ciclo WLTP.
Esta bateria tem uma garantia de 8 anos ou 160 mil quilómetros para 70% da sua capacidade de carga e está montada no solo do veículo para manter a habitabilidade e o volume da bagageira idêntica aos das versões com motor a combustão.
A partir de uma tomada doméstica clássica são necessárias 16 horas para um carregamento completo, mas com uma Wall Box o tempo de carga reduz para 5h15m em modo trifásico ou 8h em modo monofásico. Com um carregador rápido de 100 kW é possível obter uma carga de 80% em apenas 30 minutos.
Esta versão eléctrica conta com três modos de condução distintos: Eco (para optimizar a autonomia), Normal (o mais indicado para o uso diário) e Sport (permite tirar o máximo proveito do motor).