A segunda geração da berlina 508 da Peugeot acaba de ser apresentada e não só estreia um novo desenho exterior baseado no Instinct Concept que a Peugeot mostrou no Salão de Genebra do ano passado como conta ainda com uma nova plataforma, um novo interior e claro, mais tecnologia!
O resultado é uma berlina elegante e com personalidade, com a marca francesa a optar por uma carroçaria de cinco portas fastback dando origem a uma berlina coupé. Esta aposta é igualmente visível na linha do tejadilho e no facto das portas dianteiras não contarem com moldura, uma solução que habitualmente associamos a propostas vincadamente desportivas.
E para se perceber que esta decisão de transformar o 508 numa espécie de berlina coupé é mesmo para ser levada a sério basta dizer que foi a própria Peugeot que apontou o Audi A5 Sportback como rival deste 508, chegando mesmo a comparar as dimensões de ambos os modelos. Com 4,75 metros de comprimento, o novo 508 é 8 cm mais curto que o modelo da geração anterior e 2 cm mais longo que o Audi A5 Sportback. O 508 tem 1,85 metros de largura, 1,40 m de altura e 2,79 m de distância entre eixos. Já o Audi A5 Sportback apresenta 1,84 m de largura, 1,38 de altura e 2,82 de distância entre eixos.
Olhando para a secção dianteira, aquilo que mais salta à vista é a nova grelha com faróis cromados e os faróis com tecnologia "Full LED". E é precisamente dos faróis que saem os faróis diurnos verticais que "rasgam" o pára-choques dianteiro e garantem a este 508 um "look" mais agressivo.
Já na traseira os detalhes que mais saltam à vista são o ligeiro spoiler que prolonga a linha da bagageira, as saídas de escape cromadas e a barra negra que une as ópticas traseiras que contam com três grupos de quatro LED’s diagonais de cada lado.
Como seria de esperar, a marca francesa equipou este novo 508 com as mais recentes propostas no campo da tecnologia e da segurança. Falamos de funções de "Mirror Screen" compatíveis com MirrorLink, Android Auto e Apple CarPlay, carregador de smartphone por indução, diversas tomadas USB e sistema áudio FOCAL. Isto já para não falar dos sistemas de ajuda e assistência à condução, tais como o sistema de visão nocturna, cruise control adaptativo com função Stop&Go, assistente de permanência em faixa, sistema de travagem automática com detecção de peões e ciclistas, alerta de atenção do condutor, reconhecimento de sinais de trânsito e sistema activo de vigilância do ângulo morto.
Se nenhuma destas propostas lhe agradar saiba que no outono de 2019 a Peugeot vai lançar a versão híbrida "plug-in" deste 508. A potência ainda não foi confirmada, mas os rumores sugerem que será a propostas mais potente da gama 508, com cerca de 300 cv de potência.
Produzido em França, na fábrica de Mulhouse, o novo Peugeot 508 será apresentado ao público pela primeira vez em Março, durante o Salão Automóvel de Genebra, e chegará ao mercado no próximo mês de Setembro. Nesta altura, no Salão Automóvel de Paris, deverá aparecer a versão carrinha, denominada 508 SW.