Depois de apresentar o novo Renault Clio em solo português a marca francesa aproveitou para mostrar que a nova geração do seu "best-seller" também já está pronta para a competição.
Durante o Grande Prémio de França em Fórmula 1 do último domingo, a Renault Sport Racing apresentou três versões para competição do novo Clio e prometeu que este modelo está pronto para dar cartas nos circuitos de velocidade, nos ralis e nas pistas "off-road".
A versão base usada nestas versões é a do novo Clio R.S Line, incluindo o chassis, que estará disponível em três versões distintas. O resultado são três Clios diferentes: o Clio Cup (para as provas de pista), o Clio Rally (para os ralis) e o Clio RX (para as provas de Off-Road). Todas estas versões partilham vários componentes entre si, mas cada uma delas foi adaptada de acordo com as especificidades de cada disciplina.
Mas a melhor notícia é que cada cliente poderá trocar de categoria, mantendo o mesmo Clio, bastando para isso alternar entre os três "kits" de conversão disponíveis. O objectivo é criar uma solução económica e que permita aos pilotos/equipas descobrir novas disciplinas.
Qualquer uma destas versões usa o motor 1.3 TCe - montado no novo Clio - de injecção directa como base, sendo que esta unidade pode assumir dois níveis de potência (170 e 180 cv) e dois níveis de binário (280 e 320 Nm).
A Renault não revela os registos de cada uma destas versões, mas esclarece que estes modelos contam com um diferencial autoblocante ZF, uma caixa de velocidades sequencial de cinco velocidades e amortecedores Bos não-reguláveis.
A comercialização destas versões arranca no próximo mês de Outubro.