
















Quando guiámos o novo Renault Mégane R.S. no circuito de Jerez de la Frontera ficámos impressionados, mas agora, alguns meses depois, a Renault conseguir deixar esta proposta ainda mais radical. Denominada Renault Mégane R.S. Trophy, esta nova variante acrescenta potência e carácter a um modelo que já por si era um verdadeiro desportivo!
Este motor, que respeita as mais recentes normas de emissões Euro6d, tem um consumo homologado médio (segundo o ciclo NEDC) de 8,1 litros por cada 100 quilómetros e permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos e uma velocidade de ponta de 260 km/h.
Este R.S. Trophy conta com o chassis Cup de série que acrescenta uma suspensão mais firme e um diferencial autoblocante dianteiro do tipo Torsen, bem como jantes exclusivas de 19 polegadas montadas em pneus Bridgestone Potenza S001 de 245/35 R19. Poderá ainda ser equipado com um jogo de jantes mais leve denominadas "Fuji Light" que vão permitir poupar 2 quilos por roda. Por seu turno, as pinças de travões vermelhas são da Brembo e os discos são de 355 mm no eixo dianteiro e de 290 mm no eixo traseiro.
O peso total está fixado nos 1419 quilos e tal como acontece com a versão normal, este R.S. Trophy está equipado com um eixo traseiro direccional (4Control) que aumenta a agilidade e melhora as reacções. A baixa velocidade as rodas traseiras giram no sentido oposto das dianteiras, sendo que a elevadas velocidades passam a rodar no mesmo sentido.
As encomendas para este novo modelo arrancam no Outono e as primeiras unidades deverão começar a ser entregues no Inverno. Porém, é de esperar que o Mégane R.S. Trophy se faça à pista do Nürburgring nos próximos meses para atacar o recorde para os veículos de produção com tracção dianteira. A marca de referência pertence ao Honda Civic Type R e está fixada nos 7 minutos e 43,8 segundos.