Só chega à Europa na Primavera mas a Skoda avançou já as primeiras imagens do novo Kodiaq.
Maior e com um visual actualizado, o SUV de cinco e sete lugares estreia um sistema motriz híbrido plug-in nesta segunda geração.
Com uma autonomia superior a 100 quilómetros, o topo de gama alinha com as motorizações micro híbridas a gasolina, sem esquecer as versões a gasóleo.
Se a primeira série do Kodiaq já tinha dimensões generosas, as famílias numerosas não ficarão decepcionadas com o novo SUV.
Cresceu 61 mm em comprimento, para agora chegar aos 4,76 metros, mas está 12 mm mais estreito (1,86 metros) e 24 mm mais baixo (1,66 metros).
A distância entre eixos, no entanto, mantém quase as mesmas medidas; cresceu apenas 3 mm para os 2,79 metros.
A Skoda afirma que, mesmo assim, ganhou-se mais espaço a bordo, principalmente para as cabeças dos ocupantes da terceira fila de bancos.
A bagageira também está maior, variando de 340 litros a 845 litros na versão de sete lugares, sendo de 910 litros na de cinco lugares.
Embora coberto por uma película de camuflagem, mesmo assim é possível perceber que as linhas gerais do SUV não diferem muito do modelo actual.
A grelha evoluiu para uma estética mais próxima da que o "eléctrico" Enyaq exibe, complementada pelas entradas de ar laterais e central no pára-choques.
Os faróis de matriz 100% LED ganharam um elemento cristalino mais elegante que a Skoda baptiza como Crystallinium, a acentuar os seus contornos.
As cavas quadradas das rodas, para acolher jantes em liga leve de 17 a 20 polegadas, reforçam o perfil musculado do Kodiaq.
A traseira é marcada por um pára-choques maciço onde não se vislumbram as ponteiras de escape.
Apesar de não ter revelado imagens, a Skoda afirma que o habitáculo do Kodiaq foi totalmente redesenhado.
A principal novidade está na passagem do selector de marchas para a coluna da direcção, libertando espaço na consola central.
O ecrã táctil de infoentretenimento sobe para as 12,9 polegadas, com o painel de instrumentação Virtual Cockpit a chegar às 10,25 polegadas.
O conjunto faz uma combinação intuitiva de controlos manuais e digitais, e ganha novas funcionalidades Simply Clever.
Dentro dessa filosofia assinala-se um novo espaço no túnel central para os passageiros atrás arrumarem objectos, e um "limpador" de ecrãs tácteis.
À frente, uma Phone Box dupla refrigerada permite carregar dois telemóveis sem fios ao mesmo tempo com uma potência de carregamento de 15 W.
Ao nível da segurança activa e assistentes ao condutor, o Kodiaq possui até nove airbags, incluindo um central entre os bancos da frente.
Em risco iminente de acidentem o Crew Protect Assist fecha automaticamente as janelas e o tejadilho panorâmico, activa as luzes de emergência e tensiona os cintos de segurança dianteiros.
O Emergency Assist assume o controlo na faixa de rodagem, liga as luzes de emergência e acciona os travões para parar o veículo com suavidade.
Parte do sistema opcional Travel Assist é o Traffic Jam Assist, combinado com o sistema de condução semi-autónoma de nível 2.
Permite o controlo automático do arranque, travagem e direcção até aos 60 km/hora nos "engarrafamentos".
O SUV estreia ainda o assistente remoto de estacionamento, controlável através do telemóvel numa distância até cinco metros.
A Skoda anunciou para a nova gama Kodiaq duas motorizações a gasóleo com o bloco 2.0 TDI de 150 e 193 cv.
Na gasolina, estreia o motor 1.5 eTSI de 150 cv com micro hibridação, alinhado com a variante 2.0 TSI de 204 cv.
As versões TDI e TSI mais potentes dispõem de tracção integral, sendo dianteira nas outras opções.
Qualquer um dos sistemas motrizes está combinado com uma caixa automática DSG de sete relações, que é de seis na variante híbrida plug-in.
É esta a principal novidade do topo de gama Kodiaq iV, ao juntar o bloco 1.5 TSI a um propulsor eléctrico para uma potência total de 204 cv.
A apoiar o sistema eléctrico está uma bateria de 25,7 kWh para uma autonomia superior a 100 km em modo totalmente eléctrico.
Capaz de carregar a 11 kW a partir de uma wallbox ou ponto de carregamento, em corrente contínua admite carregamentos até 50 kW.
As versões micro híbrida e híbrida plug-in funcionam segundo o ciclo Miller, e incluem um turbocompressor com turbina de geometria variável.
Além disso, a opção mild hybrid está também equipada com a tecnologia de cilindros ativos (ACT+) de última geração.
Com apresentação mundial prevista para o Outono, o novo Skoda Kodiaq só deverá chegar ao mercado no início do próximo ano.
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