Depois de muitos meses de especulação a McLaren resolveu apresentar ao mundo o McLaren Speedtail, o herdeiro do icónico McLaren F1, que será capaz de chegar aos 403 km/h e que tem um preço de 1.97 milhões de euros… antes de impostos! É o McLaren mais potente e mais rápido de sempre.
A aerodinâmica revolucionária deste modelo está na base de uma imagem que pode não agradar a todos, mas que coloca este Speedtail numa categoria à parte, já que apresenta uma carroçaria diferente de tudo o que existe no mercado, feita para oferecer o mínimo de resistência possível ao ar.
E não pense que a tecnologia deste modelo se esgota na forma da carroçaria, a lembrar uma lágrima. É que à medida que olhamos para o Speedtail encontramos novos e espectaculares detalhes que foram pensados com apenas um objectivo em mente: alcançar o maior rendimento possível. Falamos das jantes dianteiras fechadas, da ausência de espelhos retrovisores (substituídos por um par de câmaras retrácteis), dos dois "ailerons" traseiros activos e de um sistema hidráulico que reduz a altura ao solo para aumentar a velocidade de ponta.
As asas traseiras móveis assumem vários papéis de acordo com as necessidades de cada momento. Tanto podem funcionar como travões, para ajudar este "monstro" a parar, como podem alinhar-se para garantir que o Speedtail alcança a sua máxima velocidade, os 403 km/h.
Também o sistema hidráulico foi pensado com as "performances" em mente. No modo "Velocity", as câmaras laterais são recolhidas e a altura ao solo deste hiperdesportivo desce em 35 mm, tudo para melhorar a dinâmica do fluxo do ar e permitir que o Speedtail ultrapasse com facilidade a barreira dos 400 km/h.
Mas o detalhe que mais salta à vista é a consola central montada no tejadilho, a fazer lembrar os comandos de um avião. É lá que pode ligar e desligar o motor, activar os vários modos de condução e alternar entre os modos da transmissão.
O McLaren Speedtail é alimentado por um sistema propulsor híbrido que combina um um motor V8 biturbo de 4.0 litros com uma unidade eléctrica mais potente do que a que a McLaren tinha montado no P1. O resultado é uma potência combinada de 1.050 cv, número que permite uma aceleração dos 0 aos 300 km/h em apenas 12,8 segundos, 2,7 segundos mais rápido do que o McLaren P1.
O preço de 1.97 milhões de euros (antes de impostos) pode parecer uma fortuna, mas a verdade é que as 106 unidades que a marca de Woking vai produzir já estão todas vendidas, com as primeiras a serem entregues no início de 2020.