
















A Audi mostrou esta quinta-feira as tão aguardadas versões desportivas do novo Audi A6. Os novos S6 estão disponíveis na configuração berlina e Avant e chegam com motores TDI e com tecnologia "mild-hybrid" de 48V.
Estas serão as variantes mais potentes da gama até surgir a proposta RS6, que tudo indica que continue a estar disponível apenas na versão carrinha. Mas se era mais ou menos esperado que a marca dos quatro anéis ia transformar estes modelos numa espécie de "microhíbridos", haviam pouca gente capaz de acreditar que a Audi recorresse a blocos diesel. Até aqui os modelos S6 da Audi contavam com motores V8 a gasolina, mas para a nova geração a marca com sede em Ingolstadt optou por proposta diesel de seis cilindros.
Debaixo do "capot" dos novos Audi S6 e S6 Avant está um motor diesel 3.0 TDI V6 que produz 300 cv de potência e 700 Nm de binário máximo. Este bloco surge associado a uma caixa automática Tiptronic de oito velocidades e ao sistema de tracção integral "quattro" da marca.
Quanto ao sistema eléctrico principal de 48V, aparece combinado com um compressor eléctrico (EPC) que permite elevar a potência até aos 350 cv. Importa referir que o sistema de 48V está combinado com um motor eléctrico que assume as funções de alternador e motor de arranque e com uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 10 Ah.
Em condições normais de utilização, o motor usa apenas o turbo convencional. Porém, sempre que for necessário um "boost" de potência o sistema EPC entra em acção e oferece mais binário de forma quase instantânea. A Audi garante que demora apenas 250 milissegundos até que o sistema seja accionado.
Contas feitas, o novo Audi S6 acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,0 segundos e tem uma velocidade máxima (electronicamente limitada) de 250 km/h. Quanto à versão carrinha, denominada S6 Avant, tem a mesma velocidade de ponta mas precisa de 5,1 segundos para chegar aos 100 km/h.
De acordo com a marca de Estugarda, será possível poupar "até 0,4 litros/100 km de combustível em condições reais de condução", já que estes modelos podem ser conduzidos no "modo marcha por inercia" com o motor de combustão descativado até 40 segundos.
De acordo com o ciclo WLTP, o consumo médio do Audi S6 está situado nos 7,8 litros/100 km e as emissões de CO2 nas 204 gramas/km. Quanto à S6 Avant, o consumo está fixado entre os 7,9 e os 8,0l/100 km e as emissões de CO2 nos 207 – 208 g/km.
Estes dois modelos estão equipados com a suspensão desportiva S que pode ser regulada em dureza, com pinças de travão em alumínio e com o sistema "Audi drive select" que permite escolher entre cinco modos de condução distinta: Confort, Auto, Dynamic, Efficiency e Individual.
No que à imagem diz respeito, estas duas propostas caracterizam-se pelos elementos desportivos que encontramos nas versões "S" da Audi. Destaca-se o novo pára-choques dianteiro com um "lip-spoiler" mais proeminente e com entradas de ar mais vincadas, um difusor traseiro mais agressivo, quatro saídas de escape e jantes de 20 polegadas.
Avançando para o interior, aquilo que mais salta à vista são os bancos desportivos "S" com encostos de cabeça integrados, os vários apontamentos em alumínio e as costuras numa cor contrastante face ao acabamento dos bancos e dos restantes painéis.
Os novos S6 e S6 Avant contam de série com as mais recentes tecnologias da marca alemã, nomeadamente o painel de instrumentos digital "Audi virtual cockpit" e o sistema de navegação MMI.
A estreia comercial no nosso país está marcada para o próximo mês de Maio, mas ainda não há qualquer indicação de preço.