Depois de várias imagens com camuflagem, a BMW levantou finalmente o véu aos novos X3 M e X4 M, modelos que farão a sua primeira aparição pública no próximo mês de Abril, no Salão Automóvel de Xangai, na China.
Tal como acontece com os restantes modelos da divisão "M" da marca de Munique, estes novos SUVs de altas prestações estão disponíveis nas versões normais e Competition, sendo que nesta última configuração passam a contar com bancos desportivos exclusivos, vários "badges" que dão conta que se trata de uma proposta mais exclusiva e claro, mais potência.
Esteticamente é fácil identificar estas duas novas propostas com o universo da "M Division". Destacam-se os pára-choques com enormes entradas de ar, dos vários apontamentos em preto (incluindo a grelha dianteira, os espelhos laterais e o difusor traseiro) e das enormes saídas de escape circulares.
Se isto não for suficiente saiba que a partir do próximo mês de Agosto estes modelos estarão disponíveis com o "pack" opcional "M Carbon", que acrescenta vários elementos decorativos em fibra de carbono expostas, nomeadamente nas entradas de ar dianteiras, no difusor traseiro e nas capas dos espelhos retrovisores.
O "look" exterior só fica completo com um conjunto de jantes de 20 polegadas (de série) montadas em pneus 255/45 (frente) e 265/45 (atrás). Se optar pelas versões Competition terá jantes de 21 polegadas que escondem discos de travões de 396 mm de diâmetro à frente e de 370 mm atrás.
No que a motorizações diz respeito, estes dois "Super SUVs" estão equipados com um motor de 6 cilindros em linha turbo de 3.0 litros que produz 480 cv de potência (às 6.250 rpm) e 600 Nm de binário disponível entre as 2.600 rpm e as 5.600 rpm. Estes números permitem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,2 segundos.
Nas versões Competition a potência sobre para os 510 cv de potência, mas o binário permanece igual. Porém, a aceleração dos 0 aos 100 km/h passa dos 4,2 para os 4,1 segundos.
Este bloco de seis cilindros surge associado a uma caixa automática de oito velocidades e a um sistema de tracção integral com diferencial autoblocante traseiro. Ainda assim, os novos X3 M e X4 M contam com um modo 2WD que os transforma num automóvel de tracção traseira.