A BMW acaba de divulgar as primeiras imagens e os primeiros dados dos novos elementos da família M, os SUVs – ou SAVs, de acordo com a designação da BMW – X3 M e X4 M. É a primeira vez que estes dois modelos recebem versões desenvolvidas pelo departamento "M" da marca de Munique, já que antes contavam apenas com variantes M Performance.
Falamos de pára-choques mais proeminentes e com maiores entradas de ar, quatro saídas de escape enormes, "spoiler" anterior que prolonga a linha do tejadilho, saias laterais mais desportivas e claro, jantes de grandes dimensões. isto sem esquecer os espelhos laterais esguios e bastante aerodinâmicos típicos das versões da divisão M.
Mas o maior trunfo destes dois modelos está escondido debaixo do "capot". Falamos, obviamente, do bloco de seis cilindros em linha M TwinPower Turbo que terá entre 450 a 500 cv de potência para aproximar estes modelos de rivais como o Porsche Macan Turbo ou o Mercedes GLC AMG.
A BMW reivindica para estes dois modelos um comportamento dinâmico de referência dentro do segmento e para isso é fundamental o sistema de tracção integral M xDrive, sistema que a marca de Munique estreou no BMW M5 e que agora foi adaptado para responder às exigências dos seus SUVs médios.
É seguro afirmar que o sistema M xDrive destes dois modelos não terá um modo que envia toda a potência para o eixo traseiro, como no BMW M5, mas terá certamente disponível uma configuração mais desportiva que permita ao condutor tirar partido dos muitos "cavalos" que tem à disposição.
Estas duas propostas vão juntar-se aos SUVs BMW X5 M e X6 M, alargando assim o catálogo de "super SUVs" da divisão de elevadas prestações da fabricante alemã.