A Porsche acaba de revelar ao mundo os novos Boxster e Cayman 718 GTS. Criados e desenvolvidos para apelar aos verdadeiros entusiastas da condução, estes modelos com motor central e dois lugares viram o bloco boxer de 2.5 litros e quatro cilindros ganhar 15 cv face aos 718 S e 35 CV face ao antigo GTS, que apresentava um motor atmosférico.
A potência que agora chega aos 365 cv – binário máximo ficado nos 430 Nm e disponível entre as 1900 e 5000 rpm - foi conseguida através da instalação de um novo colector de admissão e um turbocompressor optimizado para este motor boxer de quatro cilindros que está acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, ainda que a Porsche disponibilize a caixa automática de dupla embraiagem PDK na lista de opcionais.
Recorde-se que estas variantes GTS contam com o Pack Sport Chrono de origem, juntamente com o Porsche Rorque Vectoring (PTV) com diferencial autoblocante mecânico traseiro e o Porsche Active Suspensio Managemente (PASM) – que reduz a altura da carroçaria em 10 mm -, sendo que a combinação da transmissão PDK com o Pack Sport Chrono permitem que estes modelos acelerem dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,1 segundos. Por seu turno, a velocidade máxima está fixada nos 290 km/h.
Novos Porsche 718 GTS apresentados com 365 cv
Mas se as versões GTS se destacam face à restante família "718" por culpa da mecânica aprimorada, essa está longe de ser a única diferença. Também se identificam várias alterações no exterior, com especial destaque para os novos "spoilers" dianteiro e traseiro que enfatizam o carácter desportivo destas propostas, para as jantes de 20 polegadas com um acabamento preto acetinado, para a moldura dos faróis dianteiros em preto e para as ponteiras do escape desportivo (ao centro) pintadas de preto.
Avançando para o habitáculo, destaca-se o cronómetro do Pack Sport Chrono integrado como componente central do tablier e os bancos desportivos com a zona central em Alcantara e com o logo "GTS" gravado no encosto da cabeça. Mas se o carácter desportivo destas propostas está bem vincado no interior, este pode ser configurado à medida de cada um. Tudo depende de quanto está disposto a gastar. Desde aplicações em fibra de carbono a elementos em alumínio, passando pela cor dos bancos, do tablier e das costuras, tudo pode ser personalizado.
A Porsche já está a aceitar encomendas para estes novos 718 GTS, que chegam aos concessionários em meados do próximo mês de Dezembro. O preço para o 718 Boxster GTS começa nos 100.432 € e o preço do 718 Cayman GTS arranca nos 98.341 €.