Desde que o Model 3 foi lançado, as vendas do Model S começaram ligeiramente a cair, o que se explica pelo facto do "S" ser menos apelativo face ao seu irmão mais novo, sobretudo no interior. Mas agora, o jogo mudou. E tudo porque a Tesla acaba de renovar o Model S e o Model X.
Por fora, as alterações estão longe de ser evidentes. Destacam-se apenas os novos pára-choques e os acabamentos em preto mate nas molduras das superfícies vidradas, nos puxadores das portas e nos espelhos retrovisores exteriores.
Mas se por fora as diferenças são de pormenor, o que aconteceu no interior pode ser visto como uma autêntica revolução. Abrindo as portas, aquilo que salta de imediato aos olhos é o novo volante, bem ao estilo do KITT da série "O Justiceiro". Mantém os comandos que já tínhamos visto nos Model 3 e Y, mas perde toda a parte superior, deixando descoberto o painel de instrumentos digital com 12,3’’.
Quer os novos Model S e Model X passam a contar com um sistema de som com 22 altifalantes e 960 W, climatização tri-zona e carregadores para smartphone sem fios e USB tipo C para todos os ocupantes.
Com uma capacidade computacional de 10 teraflops, o mesmo que encontramos, por exemplo, na nova PlayStation 5, os novos Tesla prometem muitas horas de diversão a bordo, fazendo com que os tempos de espera a carregar passem muito mais rápido. Graças a toda esta potência, será possível jogar "Witcher 3" no máximo das suas capacidades, tal como num PC ou consola, e até pode levar um comando sem fios para melhorar a experiência.
Mas nem só de potência computacional se fazem nos novos Model S e X, que se apresentam com tracção integral e com os já conhecidos sistemas Autopilot e Sentry Mode. A somar a tudo isto, três versões distintas: Long Range, Plaid e Plaid+, sendo que estas duas últimas contam com três motores eléctricos (em vez dos habituais dois), vectorização de binário e com os rotores dos motores eléctricos envoltos em fibra de carbono.
O Model S Plaid terá uma potência aproximada de 1035 cv, uma autonomia estimada de 628 km e será capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,1 segundos. Quanto à velocidade máxima, está fixada nos 320 km/h.
Já o Model S Plaid+ apresenta uma potência equivalente a 1116 cv e vai acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 2,1 segundos e cumprir o tradicional 1/4 de milha em menos de 9 segundos, tornando-se assim no carro de produção mais rápido do mundo a cumprir estes dois exercícios.
Por último, na basa da gama, o Model S Long Range, com uma autonomia estimada de 663 km, uma velocidade máxima de 250 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de 3,1 segundos.
Passando para o Model X, que não vai contar com a versão Plaid+, será capaz de atingir os 262 km/h e de passar dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,6 segundos, graças aos 1035 cv da versão Plaid. Já na versão Long Range, com uma autonomia estimada de 580 km, vê a velocidade máxima descer para os 250 km/h e a aceleração dos 0 aos 100 km/h subir para os 3,9 segundos.
A chegada dos novos Tesla Model S e X à Europa só vai acontecer em Setembro, mas já são conhecidos os preços para o nosso país:
Tesla Model S Long Range: desde 90 900 euros