O protótipo que antecipa, de forma já muito realista, o muito aguardado BMW Série 8 foi finalmente revelado, sendo uma das maiores estrelas do tradicional Concorso d’Eleganza Villa d’Este que se realiza nas margens do Lago di Como (norte de Itália). E, tal como já tínhamos antecipado ontem, é de facto fascinante e promete um modelo de série de grande classe mas, ao mesmo tempo, de forte poder sedutor e dinamismo.
Porque o Série 8 não será apenas mais um "coupé" na longa história da BMW e o substituto do Série 6. Para a BMW este é um modelo de extrema importância e quando for lançado, previsivelmente no segundo trimestre de 2018, reforça a aposta que a marca está a fazer no mais luxuoso… e lucrativo segmento: depois do novo Série 7, aparecerá o Série 8 (com a versão Cabrio esperada para 2019) e o grande SUV X7 logo a seguir.
"O número 8 sempre representou o pináculo da ‘performance’ desportiva e da exclusividade na BMW", recordou o presidente da marca, Harald Krüger que não esconde a estratégia.
"O futuro BMW Série 8 Coupe provará que a dinâmica desportiva e o luxo mais moderno podem andar de mãos dadas. Este será o próximo modelo na expansão da nossa oferta dos segmentos de luxo e vai elevar a fasquia para os ‘coupés’ deste segmento. Servirá ainda para atingirmos a liderança na classe de luxo".
Para isso, a BMW tinha de fazer mais que modernizar o Série 6 e, olhando para o Concept Serie 8, percebe-se que estamos… noutro campeonato! É verdade que ainda se trata de um protótipo e que há aqui alguns elementos que se perderão na versão a ser produzida na fábrica de Dingolfing (Alemanha). Mas as formas gerais e as proporções, a traseira proeminente que mais parece formar uma imensa asa posterior, a frente muito agressiva com uma enorme grelha no típico duplo "rim" da marca bávara, tudo isso será para manter.
O BMW Série 8 por dentro, por fora e em todos os detalhes!
"O BMW Concept Serie 8 é a nossa visão do nível máximo que uma máquina de condução pode atingir, é um pedaço de puro fascínio automóvel", resume Adrian van Hooydonk, o vice-presidente da marca que supervisiona o design de todas as marcas do Grupo BMW.
"O seu ‘design’ é uma interpretação renovada da icónica linguagem de estilo da BMW mas exibe também uma nova abordagem no uso das formas que se reflecte particularmente nas superfícies da carroçaria. Uma mão cheia de linhas tensas define superfícies lisas e formas poderosamente esculpidas. Em conjunto, estes elementos transmitem um forte carácter que mostram que este é um carro para ser conduzido".
Olhando cuidadosamente para as fotos, exercício que é, acima de tudo, um enorme prazer, nota-se, de facto, essa "luta feroz" entre as arestas que definem de forma quase rígida as várias superfícies da carroçaria e a suavidade e fluidez das mesmas. Num jogo que resulta num automóvel que é, ao mesmo tempo, um clássico requintado mas também uma "fera" desportiva (as jantes de 21’’ ajudam…) à espera que o soltem numa pista! Resta saber se as gigantescas entradas de ar frontais, com "spoiler" em fibra de carbono, se irão manter na versão de produção…
O interior ganhou um ar minimalista, embora não fugindo muito à disposição que conhecemos dos actuais modelos da BMW. Até o volante se tornou num hino à simplicidade, embora mantenha todos os comandos, até com vistosas patilhas da caixa vermelhas. Os bancos desportivos têm uma estrutura em fibra de carbono e estão forrados com as melhores peles, como se exige num veículo de luxo. Pelas imagens fica a ideia de que os lugares traseiros permitem uma razoável habitabilidade, mas esta é uma conclusão que está longe de ser definitiva.
Nesta pré-apresentação do que será o Série 8, através deste "concept" mostrado no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, a BMW apenas pretendeu mostrar como pretende seduzir os endinheirados clientes do topo-de-gama pela emoção das linhas do seu novo "coupé". Não revelou, por isso, quaisquer dados técnicos, nem referindo que mecânica faz mover este protótipo.
Consta, contudo, que terá uma gama alargada de motorizações, podendo até culminar num V12 6.6 de 601 cv e 800 Nm. Além da versão M8 que servirá de base ao carro com que a BMW voltará, de forma oficial, a competir nas 24 Horas de Le Mans, buscando a vitória na muito competitiva categoria de GT. É também sabido que o futuro Série 8 será construído sobre a nova plataforma CLAR estreada pelo Série 7 e deverá recorrer a diversos componentes em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) para manter o peso contido.
O BMW Série 8 por dentro, por fora e em todos os detalhes
Este BMW Concept Serie 8 irá agora brilhar não só no Concorso d’Eleganza Villa d’Este mas também nos salões automóvel que ainda restam até ao final do ano, nomeadamente Frankfurt e Los Angeles. Porque é muito provável que o Série 8 definitivo seja conhecido logo no início de 2018 para ser comercializado dentro de menos de um ano. A não ser que a marca de Munique queira fazer um enorme brilharete no seu salão "caseiro", em Frankfurt, já em Setembro…