É oficial. Depois de muitos "teasers", de imagens com camuflagem e de fugas de informação, a Toyota apresentou finalmente o Toyota GR Supra. A mais recente geração (a quinta) deste desportivo japonês acaba de ser revelada no Salão de Detroit e chega ao mercado a partir do final do Verão de 2019.
Quanto à imagem, são várias as ligações com o Concept FT-1 que a Toyota tinha apresentado no Salão de Detroit de 2014. Destaca-se o "capot" musculado que dá continuidade ao desenho do "nariz", os enormes grupos ópticos dianteiros, o tejadilho com "dupla-bolha" e os pilares frontais pintados de preto.
De acordo com a Toyota, este desenho resulta de um conceito a que a marca apelidou de "Condensed Extreme" e que consiste em três fundamentos básicos: curta distância entre eixos, rodas grandes e corpo largo; habitáculo compacto para duas pessoas; e um corpo compacto com um longo "capot" que reflecte a combinação do motor de seis cilindros em linha.
Mas se o design exterior foi influenciado pelo passado deste modelo, o interior e os detalhes mais técnicos estão directamente relacionados com o novo BMW Z4, modelo com quem este Supra partilha grande parte dos seus elementos, nomeadamente a plataforma e o motor de seis cilindros em linha turbo de 3.0 litros.
Este motor, que produz 340 cv de potência e 500 Nm de binário máximo, está associado a uma caixa automática de oito velocidades que envia a potência para as rodas traseiras e que lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,3 segundos (recorrendo ao sistema de Launch Control).
Todas as versões do Toyota GR Supra destinadas ao mercado Europeu estarão equipadas com um diferencial activo e contarão com dois modos de condução distintos: Normal e Sport, sendo que neste segundo o som será aprimorado e a resposta do motor, as passagens de caixa e a direcção serão mais precisos!
Destaca-se o painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas, o sistema de "head-up display" e o ecrã touch multimédia de 8,8 polegadas que também pode ser controlado através de um comando rotativo.
A chegada do novo Supra fica ainda marcada pelo lançamento de uma edição especial denominada Toyota GR Supra A90 Edition. Trata-se de uma versão limitada a apenas 90 unidades para a Europa que se apresenta um uma pintura cinzento mate, jantes pretas e um habitáculo em pele vermelha.
A chegada do novo Supra ao mercado está agendada para o final do Verão, sendo que a Toyota já confirmou que no primeiro ano de comercialização só vai disponibilizar 900 unidades para o mercado europeu. Contudo, ainda não sabemos quantas se destinam ao mercado português nem o preço que terá que pagar para levar um para casa!