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O mais caro BMW é um Série 7 superdesportivo com… 610 cv!

12:20 - 06-02-2017
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O mais caro BMW é um Série 7 superdesportivo com… 610 cv!
É este agora o supra-sumo de todos os BMW e, mesmo não havendo ainda preços, será o mais caro automóvel da marca de Munique! Um Série 7, claro, a berlina mais luxuosa da marca de Munique, mais na versão mais longa e com o motor V12 entregue aos cuidados da divisão M… Assim nasceu o BMW M760Li xDrive, imponente "espadalhão" com tudo aquilo que se possa imaginar em termos de luxo, requinte e conforto, mais um "pulmão" que lhe proporciona "performances" de autêntico desportivo!

O mais caro BMW é um Série 7 superdesportivo com… 610 cv!


Só para nos situarmos… Estamos a falar de uma berlina de 5,238 m de comprimento, com uma distância entre eixos de 3,21 m e 2180 kg de peso. Que acelera até aos 100 km/h em apenas 3,7 s e se encontra "agrilhoada" electronicamente aos 250 km/h podendo, com o "pack" M Drive, ser limitada apenas aos… 305 km/h! Só o Mercedes S 65 AMG estará à altura desta fantástica berlina com os seus 630 cv, mas faz mais 0,6 s nos 0 a 100 km/h… É, pois, de uma berlina superdesportiva que estamos a falar, com a BMW a elevar até patamares raramente vistos a mistura entre poderio mecânico e luxo sobre rodas.

É a primeira vez que a divisão M, famosa pelos seus desportivos, se debruça sobre um Série 7 e o resultado foi um novo motor V12 de 6,6 litros biturbo que atinge os 610 cv às 5500 rpm, conseguindo um binário máximo de 800 Nm, constante entre as 1500 e as 5000 rpm. Estes números traduzidos em sensações querem dizer um… poderoso "pontapé nas costas" nas acelerações e um fôlego até mais não nas recuperações de velocidade!

A caixa é a automática Steptronic de oito velocidades, enquanto a tracção é feita às quatro rodas que, dando prioridade ao eixo traseiro, distribui o binário também pelas rodas dianteiras, de forma a que não haja perdas de aderência. Consegue-se, assim, uma eficácia máxima num carro que, devido à elevada inércia (pelo peso), seria sempre complexo ter uma dinâmica ágil, ao nível das "performances".

Para ajudar a tornar tão enorme automóvel numa máquina de condução há ainda o auxílio do eixo posterior activo com rodas direccionais que auxiliam tanto nas manobras a baixa velocidade como a aumentar a agilidade em condução mais desportiva. As jantes são de 20 polegadas para receber pneus de grandes dimensões e albergar os enormes discos de travão.

De resto, este BMW M760Li xDrive conta com todas as tecnologias actualmente conhecidas de auxílio à condução e ainda com o "kit" aerodinâmico M, com entradas de ar de grandes dimensões e um "spoiler" dianteiro que garante elevada carga aerodinâmica na frente. A cor mate do modelo desvendado pela BMW também garante uma imagem muito desportiva que, curiosamente, acaba por ficar "a matar" em tão grande berlina. Que, por dentro, já se sabe, tem todos os requintes que imaginar se possa, além de um enorme espaço nos bancos traseiros que quase se podem deitar!

Mas se quiser ter todo este poderio mecânico mas preferir um visual mais clássico, a BMW propõe, sem qualquer acréscimo de custo, uma outra versão deste modelo, a que chama de M760Li xDrive V12 Excellence. Não tem o "kit" aerodinâmico, as jantes são cromadas e não há pinturas mate mas sim tons metalizados e brilhantes, num visual mais requintado. E uma diferença visual importante: o velocímetro fica-se pelos 260 km/h, enquanto o da versão mais desportiva tem uma escala que só termina… nos 330 km/h!
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