Gasolina, gasóleo e híbrido plug-in: são três as opções propulsoras para o novo Opel Astra, que chega ao mercado nacional no primeiro trimestre do próximo ano.
Apresentado à imprensa portuguesa há pouco mais de um mês, foram agora revelados os preços e abertas as encomendas.
Serão três os níveis de equipamento – Business, Elegance e GS Line –, com a entrada na gama a fazer-se a partir dos 25.600 euros.
Para 2023 está prevista uma variante 100% eléctrica, desconhecendo-se por enquanto a potência, a capacidade da bateria e a respectiva autonomia.
Já na sexta geração, o novo Opel Astra tem no prazer da condução e a máxima eficiência energética os seus pilares.
As superfícies alongadas, sem elementos supérfluos, marcam o modelo, realçado pela nova dianteira Opel Vizor alinhada com os faróis IntelliLux LED Pixel Light.
Dentro do habitáculo salta de imediato à vista o tabliê a albergar o Pure Panel totalmente digital, a agrupar o painel de instrumentos e o ecrã táctil de infoentretenimento.
O condutor é apoiado por sistemas de assistência de última geração, como o visor head-up, sem esquecer o Intelli-Drive 2.0 nas variantes mais equipadas.
Nele estão integradas as câmaras e sensores com conectividade e-horizon, e a câmara de 360 graus Intelli-Vision.
Na primeira fase de comercialização, o modelo estará disponível na variante hatcback de cinco portas, com a carrinha Astra Sports Tourer a ser lançada numa fase posterior.
O novo Opel Astra entra no mundo da electrificação sem abandonar os motores térmicos. No campo do híbrido plug-in é proposta a variante com 180 cv e 360 Nm.
A combinação propulsora é feita com um bloco turbo a gasolina de 1.6 litros e quatro cilindros, de 150 cv e 250 Nm.
A aceleração dos zero aos 100 km/hora faz-se em 7,9 segundos para uma velocidade máxima de 225 km/hora limitada electronicamente.
Os consumos oscilam entre 1,1 e 1,3 litros/100 km e as emissões de dióxido de carbono cifram-se nas 24 g/km de CO2 segundo o ciclo combinado WLTP.
A bateria de 12,4 kWh assegura uma autonomia até 60 quilómetros em condução 100% eléctrica.
Os 130 cv e 230 Nm por ele debitados asseguram consumos combinados de 5,3 a 6,4 litros/100 km e emissões de CO2 até 127 g/km.
A variante a gasóleo é equipada com o bloco turbodiesel de 1.5 litros e quatro cilindros com 130 cv e 300 Nm.
Proposta com transmissão manual de seis velocidades ou automática de oito relações, apresenta consumos de 4,2 a 5,1 litros/100 km e emissões poluentes até 118 g/km.
Equipamento | Potência | Emissões CO2 | Preço |
1.2 Turbo Business | 130 cv | 123 g/km | 25.600 euros |
1.5 Turbo D Business | 130 cv | 113 g/km | 29.100 euros |
1.2 Turbo Elegance | 130 cv | 124 g/km | 28.450 euros |
1.2 Turbo Elegance AT8 | 130 cv | 127 g/km | 30.700 euros |
1.5 Turbo D Elegance | 130 cv | 114 g/km | 31.950 euros |
1.5 Turbo D Elegance AT8 | 130 cv | 117 g/km | 34.020 euros |
1.2 Turbo GS Line | 130 cv | 124 g/km | 30.800 euros |
1.2 Turbo GS Line AT 8 | 130 cv | 127 g/km | 33.050 euros |
1.5 Turbo D GS Line | 130 cv | 114 g/km | 34.300 euros |
1.5 Turbo D GS Line AT 8 | 130 cv | 118 g/km | 34.300 euros |
Hybrid Business (PHEV) | 180 cv | 24 g/km | 37.300 euros |
Hybrid Elegance (PHEV) | 180 cv | 24 g/km | 39.950 euros |
Hybrid GS Line (PHEV) | 180 cv | 24 g/km | 42.300 euros |
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?