A Opel deu início ao processo de electrificação dos seus modelos com a versão totalmente eléctrica do Corsa, denominada Corsa-e. Este é, de resto, o primeiro modelo eléctrico a bateria lançado pela marca alemã. Esta estreia ganha ainda mais força porque o modelo escolhido foi o best-seller da marca, do qual já foram produzidos 13,6 milhões de unidades.
A Opel reivindica uma autonomia de 330 quilómetros (ciclo WLTP) para o Opel Corsa-e, tudo graças a uma bateria de 50 kWh de capacidade que pode ser carregada (80% da capacidade) em 30 minutos.
A autonomia do Corsa-e pode ser ajustada graças a três modos de condução: Normal, Eco e Sport. No modo Sport, a resposta do acelerador é mais imediata e a dinâmica mais apurada, mesmo que isso represente uma perda de autonomia. Por seu turno, no modo Eco, o Corsa-e optimiza a energia de forma a prolongar ao máximo a autonomia disponível.
O sistema eléctrico do Corsa-e produz uma potência equivalente a 136 cv e 260 Nm de binário instantâneo, números que lhe permitem acelerar dos 0 aos 50 km/h em 2,8 segundos e dos 0 aos 100 km/h em 8,1 segundos.
As dimensões do novo Corsa eléctrico são semelhantes às da geração anterior, com excepção da linha do tejadilho, que está 48 mm mais baixa, criando um aspecto mais dinâmico e desportivo. Ainda assim, nada disto afecta o espaço útil do habitáculo, com o condutor a sentar-se agora num plano 28 mm mais baixo.
A imagem exterior só fica completa com a nova assinatura LED IntelliLux. Os faróis adaptativos de matriz de LED são uma estreia no segmento e os oito elementos de LED controlados por uma câmara dianteira de alta resolução adaptam continuamente o feixe de luz às condições de tráfego.
O habitáculo foi modernizado e é marcado por novos bancos forrados a couro. Mas são os dois ecrãs – painel de instrumentos digital de 7 polegadas e ecrã multimédia de 10 polegadas – que roubam todas as atenções.
Destaca-se o serviço "Opel Connect" com navegação com informações em tempo real e com ligação directa a assistência em viagem e chamada de emergência em caso de acidente.
O Corsa-e está ainda disponível com programador de velocidade adaptativo baseado em radar e sensores de flanco (uma estreia neste modelo) e com o sistema de alerta de ângulo morto.
As encomendas da nova geração Corsa abrem dentro de poucas semanas, começando com o Corsa-e, seguido das variantes Diesel e a gasolina. O preço no mercado alemão já é conhecido: 29.900 euros. Os preço para o mercado português serão anunciados em breve.